O Verbo de Deus veio habitar entre nós
Uma frase atribuída a Santo Agostinho diz o seguinte: “Tenho medo da graça que passa sem que eu a perceba”. No Natal, estaremos diante de uma graça, uma graça tão imensa que não temos capacidade de compreender a sua grandeza. O Verbo de Deus veio habitar entre nós.
Mas este nosso mundo e estes nossos tempos têm, infelizmente, a capacidade de nos distrair, anestesiar e, assim, nos impedir de beber dessa graça. Esta reflexão tem a intenção de te ajudar a viver o tempo do Natal do Senhor com mais profundidade e mais união com Deus. É tarefa sua redescobrir o sentido do Natal. Aqui vão 10 dicas que podem te ajudar.
1- Priorizar a Deus
O Natal só terá sentido se nos unirmos mais a Deus. É a nossa salvação que chega no Natal. É a luz de nossa vida, o caminho que nos leva de volta para casa de Deus.
2- Priorizar também a família
Uma prioridade não exclui a outra. Deus é a razão última de todas as coisas; e a família, neste mundo, é a nossa maior riqueza e nossa maior responsabilidade. Portanto, a nível de consciência, é preciso ter claro que Deus e família são prioridades.
Já a nível de atitudes concretas temos:
3- Organizar-se com antecedência para a participação na Santa Missa de Natal.
Isso é priorizar Deus. Às vezes, nos preocupamos com muitas coisas. O que comer? Como organizar isso tudo: ceia, convidados, comidas, bebidas, presentes, e por aí vai. Mas o essencial é Deus, não é!? Então, tenha a coragem de priorizar, em sua casa, o momento mais importante para estar com Deus. A Santa Missa é o lugar privilegiado para se encontrar com Deus. Então, chegue mais cedo, faça a leitura das leituras da missa e viva com intensidade.
4- Experimente contar a história de Natal para as crianças de sua família.
Use a criatividade para fazer isso. Um teatro, uma brincadeira.
5- Faça algum gesto concreto de caridade a uma família, pessoa ou instituição necessitada e envolva os filhos e as crianças nesse gesto. É uma excelente oportunidade.
6- Tome a iniciativa de propor um momento de oração em família.
Não precisa ser algo muito elaborado, mais simples e sincero.
7- Promova algo diferente como entretenimento com a família.
Um bom filme, por exemplo, cai bem para assistir com a família reunida. Dica de bons filmes: O quarto sábio; O Natal de Angela (animação), Beleza oculta, entre outros.
8- Tenha atenção ao equilíbrio necessário nesta época do ano.
Cuidado com os excessos: gula, bebedeiras, que, depois, podem te levar às situações mais complicadas. O equilíbrio é um importante aliado.
9- Busque reconciliar-se e reaproximar-se de quem você se afastou por algum desentendimento ou ofensa. Não é hora de apontar culpados, é hora de dar o primeiro passo. Limpe seu coração de mágoas e ressentimento.
10- Por fim, uma dica especial. Na noite de Natal, após a Santa Missa, não vá embora tão depressa. Fique um tempo a mais ali, olhando para o presépio, contemplando e rezando. Não faça nada com pressa. Vai valer a pena.
Há muitas outras atitudes que podem te ajudar a alcançar a graça do natal. Só não permita que a graça passe sem que você perceba e não faça nada.
Tenha fé, Ele está, para sempre, no meio de nós.
Feliz, santo e abençoado Natal para você e sua família.
Seu irmão,