Terço das Rosas com as relíquias de Santa Teresinha é realizado no Santuário do Pai das Misericórdias

Fiéis entregam suas necessidades durante Terço das Rosas

Na última terça-feira, dia 10 de Setembro, o Santuário do Pai das Misericórdias recebeu pela primeira vez as relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha do Menino Jesus. No período da tarde, Sônia Venâncio e Padre Leonardo Ribeiro, conduziram o Terço das Rosas. As crianças e jovens do Instituto Canção Nova, junto com os fiéis presentes, rezaram com profunda devoção esse momento. Sônia Venâncio, natural de Minas Gerais, relembra seu primeiro encontro com as relíquias de Santa Teresinha, na cidade de Mariana em 1998.

Foto: Larissa Ramos de Carvalho Ferreira

“Em 1998 as relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha chegaram na paróquia onde eu frequentava a Santa Missa. Eu não conhecia muito Santa Teresinha, mas quando eu vi as relíquias chegando, a movimentação da cidade, aquele dia fui muito especial. Nós passamos a madrugada rezando o terço das rosas, intercalando com a Santa Missa. E foi uma noite assim, indivisível. Algo maravilhoso estava acontecendo na cidade de Mariana, sobretudo em meu coração. E eu não entendia ao certo o que que estava acontecendo. Mas eu senti assim, que era algo diferente. Eu não sabia ao certo o que era uma relíquia, mas eu estava ali na paróquia com outros jovens, e fui muito tocada e muito comovida. Nada muito extraordinário, mas o simples fato de estar ali na igreja rezando. Eu ganhei até um tercinho específico, onde tinha 24 rosas e o crucifixo, e tudo aquilo foi me chamando a atenção.

:: Santuário acolhe as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus
:: Santa Teresinha leva fiéis e movimentos a uma experiência com o Céu
::

Foto: Larissa Ramos de Carvalho Ferreira

E quando as relíquias de Teresinha foram embora no carro de bombeiro, foi um momento muito tocante, aquela sirene tocando e todo mundo estava muito feliz. Jogávamos pétalas de rosas, foi um momento extraordinário que eu vivi lá na cidade de Mariana em Minas Gerais, há mais de vinte anos. Ali conheci o terço das rosas, eu comecei a rezar pela primeira vez o Terço das Rosas e também aprendi que como sinal da graça alcançada Terezinha fazia chegar até nós uma rosa. Então eu rezei o terço das rosas e pedi pela minha vocação. Para minha surpresa, certo dia eu estava em  uma reunião da Igreja, na casa de uma pessoa do grupo de oração. Uma criança que morava nessa casa, Bárbara de apenas quatro anos, foi até o jardim da mãe e pegou uma rosa pequenininha, era cor de rosa, e entregou a rosa para mim. Eu estava entendendo que a minha graça estava pra chegar. E mal sabia eu que Deus me levaria para uma comunidade, para uma consagração onde estou atualmente, que é a Canção Nova.

Eu também ganhei o livro História de Uma Alma, que é o livro de Santa Teresinha, foi o primeiro livro que eu li na minha vida. Aquele livro quanto mais eu lia, mais vontade de terminar eu tinha. Eu devorava as páginas do livro. E ali eu aprendi o segredo de santa Teresinha. De fato ela quer nos ensinar amar Deus. E amar a Deus nas pequenas coisas. Esse é o segredo de santidade de Santa Teresinha. Ser santo é aquele que aprendeu a amar, e se tiver oração, isso nos santifica.

Aprendi muito com Santa Teresinha, tenho aprendido com ela . Quando eu mandei a minha carta pra Canção Nova, para começar um caminho vocacional, tive uma resposta negativa. Ou seja, eu não estava sendo aprovada para começar no caminho vocacional. A história de Santa Teresinha também inspirou o meu coração. Porque ela lutou pela sua vocação. Resumindo, eu senti Santa Teresinha dizendo pra mim – ‘Não desista da sua vocação. Olha pra mim, lute também pela sua vocação.’ E aí passou um tempo, eu reescrevi a minha carta para fazer um caminho vocacional com a Canção Nova, e agora a resposta chegou dizendo sim.

Quantas coisas vão mudar em nossa vida com essa visita, das relíquias de primeiro grau, de uma santa que muito agradou o Coração de Jesus. Para mim é uma alegria conduzir esse momento, o Terço das Rosas. Um dia incrível, dia de muitas bençãos!”

“Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai.” (Santa Teresinha)

Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias
Magda Ishikawa Florêncio