PREPARAÇÃO E EXPECTATIVA

O que a Igreja quer me ensinar com o Advento?

Todos os anos, a Igreja, por meio da liturgia, nos convida a viver o tempo do Advento em preparação para a grande Solenidade do Natal do Senhor. Da mesma forma, todos os anos vivemos o tempo quaresmal a fim de nos prepararmos para a Páscoa do Senhor. Perceba, neste detalhe, a sabedoria da Igreja: as duas solenidades mais importantes para a nossa fé católica, o Natal e a Páscoa, são precedidas por um tempo de preparação. As celebrações da nossa fé não são vividas no improviso.

O Advento começa no primeiro domingo após a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Essa celebração é móvel, por isso muda todos os anos, mas, geralmente, acontece no último domingo do mês de novembro. O início do Advento também inicia um ano novo na liturgia da Igreja. Diferente do calendário civil, o ano novo para nós cristãos católicos começa no primeiro domingo do Advento.

O que a Igreja quer me ensinar com o Advento?

Crédito: deepblue4you / GettyIm

Este tempo é composto de quatro domingos que nos preparam para o Natal do Senhor. Os dois primeiros nos lembram que rezamos no credo que o Senhor “há de vir e julgar os vivos e os mortos”, por isso nos recorda da parusia, da segunda vinda de Jesus. De forma clara, a Igreja nos recorda que para este encontro. Os dois últimos domingos já nos lembram do nascimento na carne de Jesus, nos levando a meditar nas profecias e nos relatos dos evangelhos que precedem o nascimento de Jesus. Figuras de destaque nestes domingos são João Batista e Nossa Senhora.

A Igreja nos ensina, todos os anos, neste tempo do Advento, que precisamos nos preparar não somente para celebrarmos o Natal do Senhor com roupas novas, uma ceia farta e uma casa bem arrumada, mas nos mostra que a verdadeira preparação é a do coração. O Advento nos prepara não somente para a Solenidade do dia 25 de dezembro, mas nos prepara para entendermos que o nosso coração, hoje, já deve ser a manjedoura de Jesus, e um dia deverá ser de forma definitiva. O mesmo Jesus que hoje celebramos o seu nascimento na carne, um dia voltará em glória para julgar os vivos e os mortos e aqueles que forem dignos de estarem com Ele irão com Ele para “o banquete nupcial do cordeiro” (Ap. 19,9).

O tempo do Advento não é um tempo de preparação material, mas um tempo de preparação espiritual. A nossa vida que muitas vezes fugiu do trilho da busca pela santidade precisa voltar. O nosso coração, em cada missa, precisa arder como o coração dos primeiros cristãos. Nós precisamos desejar que o Senhor venha ao nosso encontro e definitivamente nos faça viver na sua presença, mas isso não se fará se hoje não houver o mínimo de luta pela santidade, por uma vida nova. O meu e o seu coração, neste tempo do Advento, deve refletir sobre o que precisamos mudar, o que ainda precisa ser convertido, quais as situações que precisam ser resolvidas e quais as pessoas que precisam ser perdoadas. Também é um tempo de conversão, de preparação.

Jesus voltará e o nosso coração precisa desejar essa volta, mas para isso precisamos de luta pela santidade. Os primeiros cristão descobriram a beleza que era pertencer a Cristo, nós precisamos redescobrir essa beleza!

Que este tempo do Advento não seja mais um na sua vida, mas que, de fato, o leve a uma vida nova e de uma alegre expectativa pelo encontro com o Senhor. Um santo tempo do Advento para você!

 

Deixe seu comentários

Comentário