Ir à Missa por obrigação ou por amor?
Já imaginou viver sem regras, normas e leis? Ninguém tendo que prestar contas e respeitar nada: sem horários, preceitos, filas, comportamento e sem ordem nenhuma. Seria a anarquia instaurada e um ambiente caótico garantido.
Ao contrário disso, para a harmonia da criação e uma boa vivência pessoal, familiar e comunitária, Deus pensou regras. Na sociedade, leis. Entre os cristãos, mandamentos. Na Igreja, doutrina.
Por exemplo: o primeiro mandamento da Igreja Católica é participar da Missa todos os domingos e festas. O Catecismo da Igreja Católica no número 2180 orienta, baseado no 3° mandamento da lei de Deus: “no domingo e nos outros dias festivos de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa”.
Por amor ao ser humano e em respeito pela criação, pode-se dizer que as leis são em prol da manutenção do bem sobre a terra. Quanto às leis de Deus e mandamentos da Igreja, são para servir o homem e a mulher.
A Igreja garante a celebração da presença de Jesus na Santa Missa através de Sua Palavra e da Eucaristia. Como destacou o papa Leão XIV na Missa de Corpus Christi de 2025, em Jesus “há tudo o que precisamos para dar força e sentido à nossa vida”.
“A lei” que indica para ir à Missa aos domingos e festas é uma forma de orientar a humanidade à buscar Jesus, como a fonte de salvação. O convite, porém, para mim e para você é irmos além da lei e buscarmos a Deus por amor e temor.
Quando Deus inspirou no coração do padre Jonas Abib o Carisma Canção Nova, Ele sonhou pessoas vivendo experiências pessoais com o Amor Dele.
É mais do que obedecer a lei, é celebrar a Deus, na Santa Missa, por que aí está a fonte de graças que você e eu precisamos.
Santa Teresa de Jesus ousa nos questionar: “Sem a Santa Missa, o que seria de nós?”
Evite a anarquia e o caos. Viva, por amor à Deus, na lei. Se você quer ordem na sua vida comece obedecendo o que a Igreja orienta: fidelidade na Missa, que é a celebração de Jesus ressuscitado. É uma oportunidade de amá-Lo de volta, Ele que tanto nos amou.
“Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo” Salmo 118