O mistério revelado na espiritualidade de Santa Teresinha do Menino Jesus
Viver a pequena via é um guia de santidade
A pequena via que dizia Santa Teresinha são as pequenas ações do dia-a-dia que nos santifica. Vivê-la é trilhar um caminho de conversão e purificação das nossas más vontades e disposições, é um elevador que nos fará subir até o céu, é um caminho que trilhamos aqui na terra para alcançarmos a plenitude da santidade.
E como viver a pequena via? É arrumar a casa sem vontade, é lavar louças num dia frio, é passar uma pilha enorme de roupas, é dar atenção aos filhos que precisam fazer uma tarefa, é limpar um chão, cuidar de um doente e tantas outras atividades do nosso dia-a-dia. Santa Teresinha fazia das pequenas atividades cotidianas meios de amar a Deus, ela viveu isso no Carmelo e até hoje nos ensina a viver o extraordinário no ordinário.
Esse é o meio, a via para buscarmos nos santificar todos os dias, começarmos nas pequenas coisas, nessas que muitas vezes não tem reconhecimento, não tem mérito, não tem tanta beleza, mais tem trabalho, doação de vida, entrega, sacrifício, de fato é um elevador que cada dia nos leva até o céu, até conquistarmos a perfeição.
Ela tenha entendido que, o que santifica as almas não é a grandiosidade dos atos, mas a intensidade com que cada ação é praticada, de maneira que uma pequena ação pode converter-se numa grande declaração de amor a Jesus e ao próximo. (Padre Paulo Ricardo)
Leia também:
:: Encontrei minha vocação com Teresinha, padroeira dos missionários
:: Santidade e misericórdia: Santa Teresinha do Menino Jesus
Nesse dia sejamos impelidos a viver a pequena via com Santa Teresinha, nas pequenas coisas do dia-a-dia, busquemos santificá-las, transformá-las em atos de amor, para que conquistemos a cada dia o nosso céu!