Por que são cinco primeiros sábados?

A reparação do Coração Imaculado

A Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados é parte integrante da Mensagem de Fátima, pois em Fátima, em 1917, Nossa Senhora nos pediu reparação e prometeu que viria pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Quando a Irmã Lúcia era postulante, em Pontevedra-Espanha, a Virgem Santíssima lhe apareceu com o Menino Jesus, dando origem a essa devoção, que consiste em reparar o seu Coração Imaculado ferido por nossos pecados.

Vejamos a origem desta devoção narrada e experienciada pela própria Irmã Lúcia, que ao contar refere-se a ela mesma:

“Dia 10-12-1925, apareceu-lhe a SS. Virgem e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A SS. Virgem, pondo-lhe no ombro a mão e mostrando, ao mesmo tempo, um coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos. Ao mesmo tempo, disse o Menino: tem pena do Coração de tua SS. Mãe, que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar.

Em seguida, disse a SS. Virgem: “Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que durante 5 meses, ao 1° sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas” (In Memórias da Ir. Lúcia p. 192).

Leia mais:

.:Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados
.:A mensagem de Fátima é um convite à santidade
.:“Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio”

As cinco ofensas ao Coração de Maria

Arquivo CN/ cancaonova.com

Passado algum tempo, numa noite em que a Irmã Lúcia estava em oração na Capela, Jesus lhe revelou a razão de ser cinco primeiros sábados e como a vivência desta espiritualidade Lhe agrada e atrai sobre nós a Sua misericórdia. Ele lhe disse: “Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria.

1 – As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;

2 – Contra a sua Virgindade;

3 – Contra a maternidade divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;

4 – Os que procuram publicamente infundir nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo e até o ódio para com essa Imaculada Mãe;

5 – Os que a ultrajam diretamente nas suas sagradas imagens.

Eis, minha filha, o motivo pelo qual o Imaculado Coração de Maria Me levou a pedir essa pequena reparação; e, em atenção a ela, mover a minha misericórdia ao perdão para com essas almas que tiveram a desgraça de a ofender. Quanto a ti, procura sem cessar, com as tuas orações e sacrifícios, mover-Me à misericórdia para com essas pobres almas” (Carta da Ir. Lúcia ao Pe. José Bernardo Gonçalves, SJ, 12-Jun-1930 – No livro A Grande Promessa pp 31-32).

Vivamos a espiritualidade reparadora!

Os três primeiros ultrajes são contra os dogmas da Virgem Maria: A sua Imaculada Conceição, a sua Virgindade perpétua e a sua Maternidade Divina.

Verificamos que é o próprio Jesus que se preocupa em mostrar a gravidade de tais pecados contra a Sua Santíssima Mãe, para que cessem todas essas ofensas e façamos atos de reparação, em desagravo ao seu Imaculado Coração. A partir da Irmã Lúcia, Jesus pede a cada um de nós que coloquemos todo o nosso empenho em viver essa espiritualidade reparadora.

O Santuário do Pai das Misericórdias acolheu esse pedido de Jesus e de Maria Mãe, e convida você a participar desse momento mariano em cada primeiro sábado do mês. Neste mês de agosto, o primeiro sábado será no dia 5, excepcionalmente às 14h.

Viveremos esse momento da Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, iniciando às 14h, com a oração do Terço, depois faremos uma catequese sobre a Mensagem de Fátima. Em seguida, os 15 minutos de Meditação da Palavra. Às 16h, teremos Missa votiva a Nossa Senhora. Para confessar-se, o peregrino pode ir aos nossos confessionários ou onde lhe for mais acessível.

Em cada ato reparador, devemos colocar a intenção de reparar o Imaculado Coração de Maria.

Na aparição de junho de 1917, em Fátima Nossa, Senhora disse: “Deus quer estabelecer, no mundo, a devoção ao Meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação, e serão queridas de Deus essas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu trono” (In Memórias da Ir. Lúcia p. 192).

Que numa atitude de amor e gratidão a Nossa Senhora e a Nosso Senhor, possamos acolher esse pedido que Eles nos fizeram. Certamente, Eles farão de nós almas reparadoras que buscam através da oração e da penitência, consolar o Seus Corações. Então, a promessa de alcançarmos a salvação eterna se cumprirá, já usufruindo dessa graça, enquanto caminhamos para a pátria celeste.

Áurea Maria,
Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário