CAMINHADA

Como viver bem o tempo do Advento

É tempo de preparar o caminho do Senhor que vem e não tardará

A Igreja, no decorrer de cada ano, apresenta-nos sempre um novo tempo para vivenciarmos a liturgia em unidade e comunhão como irmãos e membros do mesmo Corpo. É assim no tempo da Quaresma, no Comum, no tempo do Natal e do Advento, que estamos “a um pé” de adentrá-lo. Enquanto, no ano civil, estamos nos encaminhando para o fim, na Igreja estamos dando passos rumo ao início: a vinda de Cristo, Aquele cuja a História da humanidade foi dividida entre antes e depois do seu nascimento. Por meio do Advento, inicia-se o ano litúrgico na Igreja, e este caminho de espera pela chegada do Salvador deve ser muito bem preparado por cada um de nós. Muito mais do que exteriormente, esta preparação precisa acontecer no interior do seu e do meu coração, pois assim como aconteceu na História, as nossas vidas precisam ser marcadas pela vinda de Jesus, o Filho de Deus, que faz novas todas as coisas.

“O Advento nos aponta quatro domingos até a chegada de Jesus.” | Foto lustrativa: cancaonova.com

Advento significa “vir chegando aos poucos, aproximar-se”. É um tempo de alegre espera e vigilância constante, pois antecede o Natal, a chegada de Jesus, o Menino Deus, encarnado no seio da humanidade para nos salvar. Quando marcamos de receber uma visita especial em nossa casa, ficamos num estado de inquieta espera; dentro de nós surge uma expectativa capaz de contagiar a todos os que moram conosco e não relaxamos até que a visita toque a campainha ou nos  chame para abrir a porta. Organizamos o cardápio que será servido, nos preocupamos em limpar a casa, tiramos do armário o melhor jogo de louças e decoramos a mesa de maneira que o nosso convidado se sinta amado e acolhido. Com certeza, ele logo pensará: “Nossa! Tudo isso feito para mim?! É nítido que você gastou tempo e muita dedicação. Muito obrigado, vamos festejar, pois cheguei.”

Por que com Jesus seria diferente? O Advento é o tempo litúrgico que causa todas essas emoções que sentimos ao esperar o tão especial e esperado convidado. Nesse caso, o nosso convidado é mais que especial, e justamente por isso precisamos nos preparar de maneira muito mais atenciosa. Jesus é digno de todo o nosso esforço, amor e dedicação, ainda que exija de nós renúncias, não podemos decepcioná-Lo quando chegar o grande dia de sua chegada. Está na hora! É tempo de preparar o caminho do Senhor que vem e não tardará.

:: Tempo do Advento: qual nossa esperança?
:: Corrigir os que erram
:: Advento: o que esperamos?

Vamos por parte. Para preparar a nossa casa interior, é necessário saber por onde começar. Temos tempo, só não podemos relaxar ou desanimar, caindo na ilusão de achar que podemos deixar para amanhã o que é preciso realizar hoje. O Advento nos aponta quatro domingos até a chegada de Jesus. Os dois primeiros domingos nos convida a esperar e vigiar a vinda gloriosa do Salvador, pois um dia ele voltará definitivamente. Já os dois últimos, nos recordam a espera dos profetas e de Maria, que ansiosamente desejaram a chegada do Messias: “A Palavra se fez homem e acampou entre nós” ( João 1, 14a).

Neste itinerário interior para a chegada de Jesus, somos impelidos pela liturgia própria do Advento a um caminho de alegria expectante e vigilante, de esperança, de pobreza e conversão. A alegria de quem verdadeiramente crê e espera a chegada do Senhor. Ele vem, e todos nós, assim como toda a criação, espera ansiosamente a sua vinda. Esta alegria precisa estar realmente encarnada em nossos corações, palavras e atitudes, numa constante vigilância, pois Aquele que é o motivo da nossa alegria pode chegar a qualquer momento e, com certeza, não iremos querer estar despreparados caso Ele chegue antes do esperado. Unida à alegria está a pobreza – que não se resume somente ao material -, que nos esvazia de todo orgulho, egoísmo, soberba, prepotência e autossuficiência, conduzindo-nos a uma verdadeira entrega e confiança no Senhor, dando a Ele o primeiro lugar em nossas vidas.  Por fim, dentro desta preparação, existe um importante detalhe que não podemos esquecer: a conversão, que causa em nossos corações o reconhecimento de que viemos de Deus e para Ele retornaremos, por isso O aguardamos ansiosos e preparamos o Seu caminho, principalmente em nossas próprias vidas.

Agora sim, estamos prontos para esse grande início de um novo tempo. Preparemo-nos, com entusiasmo e determinação, pois nenhum detalhe pode ser esquecido. Animemo-nos uns aos outros, e sejamos colaboradores na vida dos irmãos que, assim como nós, preparam-se e aguardam ansiosos a vinda de Jesus. Maranatha! Vem, Senhor Jesus!

Joanderson Medeiros
Seminarista da Com. Canção Nova