“Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno.
Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós.”
I Pedro 5, 6-7
Encontramo-nos num tempo difícil. Por todos os lados, somos cercados por preocupações, e nada do que construímos, do que o mundo nos dá, faz com que nos sintamos seguros, protegidos. A cada circunstância, precisamos nos submeter ao Senhor que faz nova todas as coisas.
A cada dia, o Senhor nos concede uma graça própria, e para acolhê-la é preciso a nossa fidelidade diária de sempre renovarmos nossa confiança n’Ele.
Em tantas preocupações e agitações, muitas vezes, somos incapazes de perceber a graça de Deus agindo em nós. Mas é exatamente aí que o Senhor nos convida a viver de forma diferente, dando-nos uma palavra de ordem:
“Humilhai-vos debaixo da poderosa mão de Deus, e confiai-lhe todas as vossas preocupações.”
Isso significa que, mais do que nunca, precisamos manter o nosso olhar em Deus, precisamos nos apoiar, confiar e viver em Sua Proteção.
Essa ordem é um desígnio divino de misericórdia para nós, porque, em Sua ordem, Ele explica concretamente que nessa humilhação, Ele nos exaltará no tempo oportuno, e podemos confiar-Lhe as nossas preocupações, porque Ele tem cuidado de nós.
A Misericórdia do Senhor nos envolve para que não nos desesperemos, Ele nos deseja oferecer a graça de viver sob Sua proteção. Ele cuida de nós sempre, em cada momento, em cada situação, onde quer que estejamos.
Nesse confiar-Lhe todas as nossas preocupações está o entregar-se inteiramente ao Senhor e deixar que Ele tenha realmente o controle da nossa vida, que Ele seja, de fato, o Senhor da nossa vida, da nossa história.
Este confiar é um belo e desafiante abandono dos nossos pesos Àquele que é o único que pode verdadeiramente nos ajudar, amar e consolar.
Meditar Sua Palavra é uma maneira concreta de nos entregarmos inteiramente às mãos de Deus e experimentar Sua paz, Seu amor, Sua misericórdia que tem o melhor para nós e nos quer felizes, principalmente em meio às provas e aflições.
Acolhamos a vida plena que o Senhor tem para nós, e que só depende da abertura do nosso coração à Sua proteção. Aceitemos esse cuidado e agradeçamos essa proteção de Deus para conosco, pois Ele tem cuidado de tudo, e nós podemos testemunhar, reconhecer Sua ação amorosa e misericordiosa em nossa vida.
Façamos a experiência de estarmos com o Senhor e de acreditarmos que, em todas as circunstâncias, Ele tem cuidado de nós, até aqui Ele nos ajudou e nos conduziu, e daqui para frente não será diferente, Ele está conosco.
Edna Carvalho
Comunidade Canção Nova em Toulon – França