SEMEAR

Cultivar a misericórdia

É preciso escolher bem o que semear no solo de nossa vida

Por vezes, experimentamos frutos amargos em nossa vida. Desejaríamos que ela fosse mais doce, mais agradável e tranquila, mas há momentos que parecem ser justamente o contrário. Não falo aqui do sofrimento natural de nossa vida humana e do qual nenhum homem escapará, mas falo daqueles sofrimentos que são consequências de nossas escolhas.

Primavera é tempo de celebrar a vida!

“Quem cultiva a misericórdia é capaz de desenvolver a paciência consigo mesmo e com os outros.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Infelizmente, fazemos escolhas ruins, e o sofrimento chega a qualquer momento. Contudo, quando nos abrimos à misericórdia de Deus, há a possibilidade de fazer boas escolhas e de mudar as consequências.

Vamos comparar a nossa vida a um terreno, um solo fértil onde as plantas crescem. Se não cuidarmos bem desse solo que temos, podem acabar surgindo ervas daninhas, espinhos e frutos amargos. É preciso escolher bem o que semear no solo de nossa vida. Contudo, se já nasceram ervas daninhas, precisamos ter a coragem de identificar e arrancar, inclusive as suas raízes: vícios, mágoas, ressentimentos, pecados que se repetem, práticas corruptas etc. Um bom exame de consciência e a ajuda de um diretor espiritual podem ajudar nesse processo de reconhecer como está o terreno de nossa vida. Porém, não basta somente arrancar se você não plantar algo novo no local, pois as ervas e os espinhos crescem novamente. Nesta hora, é preciso plantar algo bom e cultivar. A misericórdia é, talvez, a planta mais importante a ser cultivada. Quem cultiva a misericórdia é capaz de desenvolver a paciência consigo mesmo e com os outros. Também será capaz de encontrar forças e ajuda no Grande Agricultor, que é Deus, para perseverar no cultivo das virtudes, dos frutos do Espírito Santo e da santidade. O Pai das Misericórdias é um excelente agricultor e saberá conduzi-lo na restauração de seu terreno.

Saiba de algo muito importante: não importa como esteve o terreno de sua vida até agora. Para o Pai das Misericórdias, não existe terra arrasada ou causa perdida, Ele pode sempre fazer algo novo.

É preciso plantar algo bom e cultivar. A misericórdia é, talvez, a planta mais importante a ser cultivada.

Então, mãos à obra. Vá trabalhar na vinha do Senhor, que é o seu coração. Deus estará com você. Uma sugestão prática: faça uma boa reflexão sobre sua própria vida. Veja o que está ruim, o que não presta. Veja o que está bom ou que pode melhorar. Sobretudo, imagine os sonhos de Deus para sua vida, converse com Ele. Depois, procure um sacerdote para confessar-se e aconselhar-se, e recomece a cultivar a sua vida, dessa vez, lado a lado com a graça de Deus.

Ao trabalho!

Seu irmão,

Deividson Francisco
Missionário da Comunidade Canção Nova

Leia também:
:: Jesus escolheu ficar ao teu lado
:: Alegria de encontrar o Pai Misericordioso
:: Faça o bem, antecipe-se

Deixe seu comentários

Comentário