NOSSA ESSÊNCIA

Deus continua chamando

A vocação é o chamado a nossa essência, a nossa habilidade natural

A palavra vocação vem do Latim “vocare” que significa “chamar’. Assim, a vocação é o chamado à nossa essência, à nossa habilidade natural. Dessa forma, o termo diz respeito a facilidade que uma pessoa tem de realizar uma tarefa com excelência, dado que possui dom para aquela atividade em específico.

:: Nossa Senhora no Mistério da Redenção

No ambiente religioso, a palavra vocação é usada para designar uma pessoa que foi chamada por Deus para uma missão religiosa ou um carisma específico de vida.

“É preciso viver o evangelho para poder anunciá-lo aos outros.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Toda criação, assim como todas as criaturas, saiu de Deus, quando ele disse: “faça-se”. Portanto, tudo está em conversão a Ele, pois todas as coisas que existem, subsistem n’Ele.

Terminada a criação, Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança e o colocou em um jardim, e por ser o único criado à Sua imagem e semelhança, já o criou com uma vocação, isto é, com uma capacidade de ordenar todas as coisas para atingir a finalidade querida por Deus, a participação do homem na sua glória eterna. E, desde o princípio, sempre houve diálogo entre Deus e o homem, conduzindo-o à vida, não só para esta realidade finita, mas para a eternidade.

O chamado

Na história da formação do seu povo, Deus começa chamando Abraão, Moisés, os profetas… Em cada tempo da caminhada de Seu povo, Ele suscitava uma pessoa. O profeta Isaias diz que ele foi chamado por Deus antes de ser formado no ventre de sua mãe, sua vocação era ser o profeta que preparou o povo para vinda do Messias. João Batista foi chamado por Deus para ser o precursor do Messias, sua missão era “preparar o caminho do Senhor”. Com a Vinda de Jesus, Ele chamou seus discípulos e, dentre eles, escolheu doze e os chamou de apóstolos. Jesus disse a eles para que orassem ao Senhor da messe, para que enviasse operários para Sua messe. A Igreja cresceu e muitos homens e mulheres foram chamados por Deus, até os dias de hoje.