SÃO JOSÉ

Ele acordou e fez como o Anjo havia lhe dito!

A obediência silenciosa de São José

Só obedece aquele que aspira fazer mais a vontade de quem ama e admira do fundo do coração, do que a sua própria vontade e projetos. A verdadeira obediência não requer explicações, mas confiança acima de tudo nos planos de Deus.

Quando nos deparamos com o Evangelho de São Mateus no capítulo 2, e encontramos este segundo sonho de São José onde o Anjo lhe ordena fugir para o Egito com a Virgem Maria e o Menino Jesus, segundo o evangelista a atitude de José foi colocar em prática a ordem recebida. Disposição interior e exterior, um homem de atitude, se havia dúvidas, medo e preocupação, a confiança que depositava em Deus e o desejo de servir ao Salvador da humanidade, não deixava espaço para questionar ou preocupar-se com coisas que estavam fora do plano de Deus. A verdade é que o silêncio diz muito de quem confia e espera, qualquer barulho ou inquietação pode atrapalhar a clarividência dos planos de Deus.

Os sonhos de José com o Anjo do Senhor, nos revela quão grande é sua dependência de Deus, como ele vivia nesta atmosfera de mover-se conforme os desígnios de Deus, tinha vontade própria, desejos e planos, mas os planos de Deus eram superiores e a cada vontade de Deus realizada por José, inundava-lhe a alma de alegria e se contentava em saber que estava a cumprir o que o Pai Celeste desejava: Salvar a humanidade por meio de Jesus Cristo seu Filho unigênito.

Ser dependente e não mover-se por si só já diz muito de grandeza de alma e de alguém que entendeu que não está neste mundo para fazer o que quer, mas que encontrou um sentido maior de vida, que é mais fácil ser conduzido e guiado do que em meio as tribulações e dificuldades da vida conduzir a si próprio e fazer só o que deseja e é prazeroso.

A atitude de José ao ouvir a voz do Anjo nos desperta a observarmos como estamos interiormente em nossa vida espiritual. São José com o seu silêncio e atitude nos ensina que:

  • Ouvir: é diferente de escutar, o ouvir toca o coração e nos faz mudar de atitude e dar resposta a quem falou ao coração;
  • Discernimento: é próprio de quem se aplica a conhecer a vontade de seu Senhor e quando este lhe revela não se confunde, pois o conhece;
  • Disposição: é estar desapegado da própria vontade e desejo, quando lhe é dado conhecer a vontade de seu Senhor, os projetos pessoais deixam de ser prioridade;
  • Atitude: não espero conhecer e compreender tudo, mas começo a executar o que me é proposto sabendo que os próximos passos são consequência da obediência.
  • Confiar: é atitude de fé, isto revela a grandeza da Fé de José no Deus de Israel que mantém e cumpre suas promessas.

A vida de São José é uma grande escola para todos nós, não são as pessoas que escrevem, falam, discursam e tem uma excelente oratória que tem as melhores respostas e soluções, às vezes daqueles que na maioria da vezes nós os vemos sempre no silêncio a escutar, estão cheios de sabedoria, porque sabem acolher com maestria a sabedoria divina. O silêncio incomoda a muitos quando se perturba a paz com provocações, mas é o silêncio que revela a grandeza da alma de quem sabe para onde está indo, os que estão presos a este mundo, se incomodam com o silêncio do justo. José pode ter ouvido muitos comentários a respeito da gravidez de Maria, do recenseamento, da ordem de Herodes de matar as crianças de até dois anos de idade, mas qual foi a sua resposta? O silêncio, a confiança, o amor, a abertura ao novo de Deus, quando tudo parecia dar errado, Deus vem e guia a alma de José para o que fazer e para onde ir.

Eu e você o que temos feito da nossa vida? Quem tem guiado a nossa vida, o espírito do mundo ou o espírito de Deus? o que temos deixado entrar em nossos ouvidos, temos parado para escutar, discernir, temos colocado em prática o que Deus nos pede ou temos procrastinado? José não procrastinou, o evangelista nos revela que em todos os 4 sonhos que teve com o Anjo ele [José] colocou em prática e sempre viveu conduzido por Deus. Eu e você será que não estamos precisando fazer mais silêncio, ouvir mais a Deus, sair um pouco das redes sociais, conversar mais com Deus do que com as pessoas? Se você não para pelos menos 30 minutos de teu dia para estar com Deus e conversar com Ele, será difícil o silêncio em tua vida. Aprendamos com São José a viver o silêncio e termos uma vida fecunda.