ADORAÇÂO

Eucaristia, meu Deus e Senhor!

Vida Eucarística um caminho de santificação

Imagem: Canva Pro – Getty Images – Sidney de Almeida

“Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a ao meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” – Evangelho segundo João 20, 27- 28. Depois de subir aos céus, Cristo permanece presente no meio de nós de um outro modo.

“O modo da presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz dela como que a perfeição da vida espiritual e o fim para que tendem todos os sacramentos. No santíssimo Sacramento da Eucaristia estão contidos, verdadeira, real e substancialmente, o corpo e o sangue, conjuntamente com a alma e a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, Cristo completo. Esta presença chama-se “real”, não a título exclusivo como se as outras presenças não fossem “reais”, mas por excelência, porque é substancial, e porque por ela se torna presente Cristo completo, Deus e homem.” (CIC, nº1374, p.405)

Receber a Eucaristia é receber o próprio Jesus. Ele se faz alimento para saciar nossa alma e nos fortalecer para a missão. Diferentemente das outras formas de oração, na Eucaristia não recebemos somente a graça de Deus, mas o próprio Deus feito graça, Jesus Cristo, que se entregou por nossa salvação na Cruz do Calvário, por isso participar da Celebração Eucarística é a oração das orações, pois é Jesus que se faz altar, sacerdote e cordeiro.

Imagem: Fabiel Girardi

Padre Jonas ensina-nos que a Eucaristia é a fonte e o ápice da nossa vida de oração, o ponto mais alto do nosso dia, o momento mais importante, por isso participar da Santa Missa diariamente é colocar Jesus no centro de nossas vidas, de onde tudo parte e para onde tudo converge. É lugar de encontro, de instrução e de discipulado. É momento de oferta e intercessão.

É diante da hóstia consagrada que reconhecemos Jesus e como São Tomé, podemos professar nossa fé: “Meu Senhor e meu Deus!”. Jesus ressuscitado, com suas chagas gloriosas, apresenta-se a nós cada vez que o buscamos na comunhão ou na adoração eucarística.

A Eucaristia é fonte de unidade e nos faz comunidade. Para vivermos essa vida de comunhão precisamos lutar contra o pecado, nos comprometendo com uma vida de santidade, buscando a reconciliação com Deus e com os irmãos. Foi na comunidade reunida que Jesus ressuscitado se revelou a Tomé, por isso precisamos estar em comunidade para celebrar a Eucaristia e assim encontrar-nos com Jesus.

Leia também:
:: A Misericórdia de Deus nos alcança em cada Eucaristia
:: Eucaristia: fonte e ápice da vida e da missão da Igreja

“Estar unido a Jesus, esse é meu projeto de vida”, dizia São Carlo Acutis, o jovem que recentemente foi reconhecido como santo pelo Papa Leão XIV. Que como São Carlo Acutis, o nosso projeto de vida seja estar unido a Jesus desde já para que o possamos contemplar definitivamente um dia no Céu.