“Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna” (Jo 3, 14-15)
Que festa gloriosa celebramos hoje! É a Festa da Exaltação da Santa Cruz!
A Cruz realmente faz sentido? Se pudéssemos nos separar de tudo o que aprendemos sobre a Cruz de Cristo e apenas olhar para ela de uma perspectiva secular e histórica, sem o olhar sobrenatural, a Cruz é um sinal de grande tragédia. Está ligado à história de um homem que se tornou bastante popular entre muitos, mas foi veementemente odiado por outros. No final, aqueles que odiavam esse homem organizaram sua crucificação brutal. Então, de um ponto de vista puramente secular, a Cruz é uma coisa terrível, um verdadeiro fracasso.
Mas os cristãos não veem a Cruz de um ponto de vista secular. Nós a vemos da perspectiva divina. Vemos Jesus levantado na Cruz para que todos vejam. Nós O vemos usando um sofrimento horrível para eliminar o sofrimento para sempre. Nós O vemos usando a morte para destruir a própria morte. Em última análise, vemos Jesus se tornar vitorioso naquela Cruz e, portanto, para sempre vemos a Cruz como um trono exaltado e glorioso!
As ações de Moisés no deserto prefiguravam a Cruz. Muitas pessoas estavam morrendo sendo picadas por serpentes. Portanto, Deus disse a Moisés para levantar a imagem de uma cobra em um poste para que todos os que olhassem para ela fossem curados. E foi exatamente isso que aconteceu. Ironicamente, a cobra trouxe vida em vez de morte!
Leia também:
:: Há pecado que não possa ser perdoado?
:: Quais sinais que você procura?
:: O pouco com Deus é muito
O sofrimento ocorre ao longo de nossa vida de várias maneiras. Talvez, para alguns, sejam dores diárias por problemas de saúde e, para outros, pode ser em um nível muito mais profundo, como emocional, pessoal, relacional ou espiritual. O pecado, de fato, é a causa do maior sofrimento, então, aqueles que lutam profundamente com o pecado em suas vidas sofrem profundamente com ele.
Então, qual é a resposta de Jesus para o nosso sofrimento? A resposta é dirigir o nosso olhar para a Sua Cruz. Devemos olhar para Ele em sua miséria e sofrimento e, nesse olhar, somos chamados a ver a vitória com fé. Somos chamados a saber que Deus retira o bem de todas as coisas, até mesmo dos nossos sofrimentos. O Pai transformou o mundo eternamente por meio do sofrimento e da morte de Seu único Filho. Ele também quer nos transformar em nossas cruzes.
Pense, hoje, na Cruz de Cristo. Passe algum tempo contemplando um crucifixo. Veja, nesse crucifixo, a resposta para suas próprias lutas diárias. Jesus está perto daqueles que sofrem e Sua força está disponível para todos aqueles que creem n’Ele.