Maria a mãe das Virtudes! Aprender a confiar como a Virgem Maria

O faça-se de Nossa Senhora que permeou toda sua vida
Fiat – Faça-se em mim, Senhor, segundo a tua vontade. Lc. 1,38.

Anunciação do Anjo Gabriel a Virgem Maria

“Alegra-te cheia de graça! O Senhor é contigo!… Encontrastes graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz a um filho e lhe porás o nome de Jesus… Maria, então respondeu: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.’” (Cf. Lc 1, 26-38). Este trecho do Evangelho de São Lucas, narra a anunciação do Senhor. Diante do anúncio a jovem Maria não hesitou, mas disse sim a Deus. Nossa Senhora, a primeira cristã, é para nós, por sua fé, obediência e amor incondicional a Deus, um modelo de docilidade e conformidade com a vontade de Deus, para todos os cristãos.

Na vida ascética e mística, isto é, no caminho de busca da perfeição, no caminho de crescimento espiritual que trilhamos, ou que, pelo menos, deveríamos trilhar, o fazer a vontade de Deus é um passo fundamental para uma vida na graça e na bênção de Deus. Os santos ensinavam com unanimidade que, o caminho da santidade consiste em fazer a vontade de Deus. É por essa razão, que eles lutaram incansavelmente para realizar a vontade de Deus em suas vidas.

Com frequência, eles rezavam, dizendo: “dá-me Senhor, fazer o que tu queres e querer o que tu fazes, para que a tua vontade se realize em mim.” E por que os santos rezavam assim? Rezavam assim para fazer a vontade de Deus; rezavam assim para que, a exemplo de Jesus, o novo Adão e a exemplo de Maria, a nova Eva, tivessem as suas vidas abandonadas e conformadas à vontade de Deus.

Vejam! A Sagrada Escritura é permeada de citações que nos convidam ao abandono à vontade de Deus.

– Quando os discípulos pediram a Jesus: “Mestre! Ensina-nos a rezar.” Jesus ensinou a oração do Pai Nosso, dizendo: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.” MT. 6,10.

– Em meio a angústia suprema que Jesus viveu no Getsêmani, quando suou sangue, ele rezou ao Pai dizendo: “Pai, se for possível, afaste de mim este cálice que vou beber. No entanto, seja feita a vossa vontade e não a minha.” MT. 26,42.

– Quando o Anjo do Senhor anunciou a Maria, ela respondeu ao anúncio do Anjo Gabriel, dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Lc. 1,35.

A esse respeito, o CIC 2617, vai dizer que a resposta e a oração de Maria, em resposta ao Anjo Gabriel, deve ser a oração de todo cristão. “Fiat! Faça-se em mim Senhor, segundo a tua palavra.” A exemplo da Virgem Maria, a mulher do sim, a nossa oração deve ser de abandono e confiança na vontade de Deus, que sabe o que é melhor para cada um de nós.

A Virgem Maria nos ensina a viver os planos de Deus, pois ela realizou, em tudo, a vontade de Deus. É fato, muitas vezes não conseguimos entender os planos de Deus, mas, mesmo sem entender, somos convidados a dizer sim a Deus e nos abandonarmos à sua vontade, que é o melhor para nós.

Imagem: Rafa Diaz/Cathopic

O Padre Jonas, fundador da Comunidade Canção Nova, testemunhou muitas vezes, que ele se sentia como uma criança pequena, correndo atrás do pai. Ele tinha que confiar no Senhor e realizar a sua vontade. E, um dos seus maiores desafios foi deixar a segurança de ser um sacerdote salesiano, para iniciar um trabalho de evangelização com os jovens, que deu início à Comunidade Canção Nova. Ele não poderia imaginar aonde chegaria, mas vejam onde o seu sim a Deus o levou. Vejam que benção e que graça é a Canção Nova. Mas, para que isso acontecesse foi necessário que ele confiasse nas intuições de Deus a seu respeito e fizesse a vontade de Deus.

Diferentemente de Adão e Eva que, no princípio da criação, não obedeceram a Deus, o ‘Fiat’ de Maria e o ‘fazei tudo o que ele vos disser’ (Cf. Jo.2,5) nos ensinam que não há benção nem felicidade plena fora da vontade de Deus. Talvez, então, você pergunte: por que, muitas vezes, não contemplamos esta benção e bondade de Deus em nossas vidas? E a resposta é simples: porque, infelizmente, não fazemos a vontade de Deus em nossas vidas e buscamos, tão somente, realizar a nossa vontade.

A esse respeito, o Profeta Jeremias exortava o povo de Deus, dizendo: “Dai ouvidos à minha palavra e sereis um Deus para vós e vós sereis um povo para mim. Andai pelos caminhos que vos ordenei para serdes felizes. Mas, eles não quiseram ouvir. Não me deram atenção, mas preferiram seguir com seus projetos, na teimosia de sua mente perversa… não obedeceram a palavra do Senhor nem aprenderam a lição. Acabou a felicidade.” Jr. 7, 22-24.28.

Leia mais:
:: Virgem Maria, a Mãe da Misericórdia
:: Diante das batalhas, Nossa Senhora Auxiliadora está sempre ao nosso lado

Se não contemplamos a benção para qual Deus nos criou, é porque teimamos em fazer a nossa vontade e não a de Deus. Com a Virgem Maria, aprendamos a confiar em Deus. Tenhamos a coragem de romper com nossa teimosia em só querer fazer a nossa vontade e nos abandonemos nas mãos de Deus, como fez a jovem Maria, dizendo: Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade! Amém!