JMJ 2023

Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc 1, 39)

O tempo de nos levantarmos é agora

O Papa Francisco convidou todos os jovens a estarem junto com ele na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa, Portugal. Neste ano, a JMJ traz como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), mas este tema precisa ser compreendido voltando um pouco na JMJ de 2019, no Panamá. Lá, o tema era: “Eis a serva do Senhor; faça-se em Mim segundo a Vossa Palavra” (Lc 1,38). Os versículos bíblicos se complementam e isso é proposital, porque os jovens que, antes se encontraram com Jesus e disseram “sim” como Maria, agora, são chamados à prontidão do anúncio. E como bem lembra o Papa Francisco, o verbo levantar-se “significa também ressuscitar, despertar para a vida”[1]. Então, despertemo-nos.

Foto: Cathopic – @VytasSDB

  Ela nos ensinou e nos ensina a dizer “sim”

Na JMJ de Lisboa, nós, jovens, somos chamados a olhar para Maria e aprender com Ela a comunicar Jesus. Ela nos ensinou, e nos ensina, a dizer “sim” à vontade de Deus, agora, Ela nos ensina a capacidade do encontro. Encontrar-se com os outros e ser capaz de compartilhar com eles o que possuímos dentro de nós. A minha mensagem para vós jovens, a grande mensagem de que é portadora a Igreja é Jesus! Sim, Ele mesmo, o seu amor infinito por cada um de nós, a sua salvação e a vida nova que nos deu. E Maria é o modelo de como acolher este imenso dom na nossa vida e comunicá-lo aos outros, fazendo-nos por nossa vez portadores de Cristo, portadores do seu amor compassivo, do seu serviço generoso, à humanidade sofredora.”[2] O jovem que se encontrou com Jesus, como Maria, precisa ser um Jovem Missionário.

É um desafio para nós jovens de hoje a missionariedade, porque esta exige o nosso comprometimento e o mundo que nos rodeia não nos ajuda, pelo contrário, nos faz mergulhar em uma “pressa não saudável”, uma pressa que ao invés de nos levar a ação nos leva a fugir das ocasiões ou vivê-las superficialmente. Corremos o risco de no lugar de nos dar aos outros querer nos reter para nós mesmos e assim sermos afogados no egoísmo, no egocentrismo. A Virgem Maria nos ensina a não viver para si, mas a viver para os outros. Nós, como Ela, estamos no auge da nossa vida e não podemos desperdiçar o vigor da nossa juventude afogados na tentação de viver somente para nós mesmos.

Queria recordar aqui algumas palavras do Papa Francisco na Exortação Apostólica Christus Vivit. A nós, jovens, o Papa escreve:

“Enamorados por Cristo, os jovens são chamados a dar testemunho do Evangelho em toda parte, com a sua própria vida.”

Santo Alberto Hurtado dizia que ‘ser apóstolo não significa usar um distintivo na lapela do casaco; não significa falar da verdade, mas vivê-la, encarnar-se nela, transformar-se em Cristo. Ser apóstolo não é levar uma tocha na mão, possuir a luz, mas ser a luz. (…) O Evangelho (…), mais do que uma lição, é um exemplo. A mensagem transformada em vida vivida’.”[3] A nossa vida é o Evangelho mais lindo que temos para anunciar. Como Maria, testemunhemos o que vivemos.

Por fim, meus irmãos, gostaria de lembrar-nos que a Igreja conta conosco. Ela precisa da nossa juventude e da nossa radicalidade em seguir Jesus. Não podemos ter medo de nos comprometer. Somos o “agora de Deus”[4]. Precisamos ser ousados e levar muitos outros jovens para Deus. Olha o que diz o Papa Francisco para nós: “Que o Espírito Santo acenda nos vossos corações o desejo de vos levantardes e a alegria de caminhardes todos juntos, em estilo sinodal, abandonando falsas fronteiras. O tempo de nos levantarmos é agora. Levantemo-nos apressadamente! E, como Maria, levemos Jesus dentro de nós, para O comunicar a todos. Neste belíssimo momento da vossa vida, avançai, não adieis o que o Espírito pode realizar em vós! De coração abençoo os vossos sonhos e os vossos passos”.

 

Vamos, jovens! Levantemo-nos! Prontidão! O mundo precisa conhecer o Jesus que nós conhecemos. Os nossos irmãos estão sedentos de Cristo e estão esperando por nós.

            Conte comigo!

 

[1] Mensagem do santo padre Papa Francisco para a XXXVII Jornada Mundial da Juventude 2022-2023.

[2] Mensagem do santo padre Papa Francisco para a XXXVII Jornada Mundial da Juventude 2022-2023.

[3] Christus Vivit, 175.

[4] Christus Vivit, 178.

 

 

Deixe seu comentários

Comentário