4 dicas para conseguir:

N√£o consigo rezar. E agora? ūü§Ē

Antes de abordarmos algumas pistas sobre quando nos encontramos nesta situação, vejamos este trecho do livro dos Atos dos Apóstolos:

“Nisto levavam um homem que era coxo de nascen√ßa e que punham todos os dias √† porta do templo, chamada Formosa, para que pedisse esmolas aos que entravam no templo. Quando ele viu que Pedro e Jo√£o iam entrando no templo, implorou a eles uma esmola. Pedro fitou nele os olhos, como tamb√©m Jo√£o, e disse: ‚ÄúOlha para n√≥s‚ÄĚ. Ele os olhou com aten√ß√£o, esperando receber deles alguma coisa. Pedro, por√©m, disse: ‚ÄėN√£o tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!‚Äô. E, tomando-o pela m√£o direita, levantou-o. Imediatamente os p√©s e os tornozelos se lhe firmaram. De um salto, p√īs-se de p√© e andava. Entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus. Todo o povo o viu andar e louvar a Deus. Reconheceram ser o mesmo coxo que se sentava para mendigar √† porta Formosa do templo, e encheram-se de espanto e pasmo pelo que lhe tinha acontecido” (At 3,1-10).

N√£o sabemos o nome nem a idade do homem coxo. O certo era que trazia essa doen√ßa desde o nascimento e, devido ao contexto cultural da √©poca, imaginamos que seria algu√©m desprezado, exclu√≠do; e uma das √ļnicas alternativas que tinha em sua vida era a de ficar na porta do templo a pedir esmolas.

At√© que um encontro inesperado mudou a sua trajet√≥ria: Pedro e Jo√£o fixaram os olhos nele, ou seja, olharam-no com aten√ß√£o e, profundamente, pediram: ‚ÄúOlha para n√≥s‚ÄĚ. O coxo ficou atento a eles, mas a situa√ß√£o c√īmoda em que vivia apenas o levava a crer que receberia esmolas como em outras vezes. Mas n√£o! Pedro quebra os seus paradigmas e declara com seguran√ßa: ‚ÄúN√£o tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!‚ÄĚ.

O homem enfermo estava no automático de sua vida e devia sempre repetir as mesmas frases ao pedir dinheiro, como até vemos pedintes de nossos dias. Mas Pedro o interrompeu, deu uma ordem e o fez despertá-lo. Interessante é notar também a sensibilidade do apóstolo, naquele momento, pois, segurou o homem pela mão e o levantou, até ficar firme com os pés e tornozelos.

O que podemos apreender desse texto b√≠blico para o nosso questionamento inicial: ‚ÄúN√£o consigo rezar. E agora?‚ÄĚ

A partir dessa passagem, podemos observar algumas atitudes práticas para o nosso dia a dia, pois, a nossa tendência é também de ser como o coxo: paramos em nossas enfermidades do coração e nos acomodamos em tal situação. Repetimos os mesmos lamentos e só esperamos a esmola de alguém passar, ou, então, reclamamos da correria do dia a dia, falta de tempo e muitas tarefas. Atitudes que afetam diretamente a nossa vida de oração e relação com Deus.

1¬ļ passo: Olhar para Deus e n√£o para si

O imperativo de Pedro ao dizer ao coxo ‚ÄúOlha para n√≥s‚ÄĚ pode significar, para a nossa vida, o ato de olhar para Deus e n√£o enxergar apenas a situa√ß√£o na qual nos encontramos. √Č necess√°rio sair de si para conseguir rezar. Sair do agito interior, das murmura√ß√Ķes, preocupa√ß√Ķes e lamentos. Permanecemos, muitas vezes, no modo ‚Äúpiloto autom√°tico‚ÄĚ: nutrimos os mesmo pensamentos, sentimentos e palavras, e n√£o olhamos para Deus. Ent√£o, agora √© hora de parar e voltar o olhar, a vida e o cora√ß√£o para o Senhor!

2¬ļ passo: Permitir que o Senhor conduza a nossa rotina 

Nosso cotidiano, com toda certeza, √© pesado, atribulado e muito corrido. Temos o nosso trabalho, fam√≠lia, filhos e tantas atribui√ß√Ķes. Ficamos t√£o presos e t√£o ‚Äúviciados‚ÄĚ a essa rotina que n√£o damos espa√ßo para Deus. Quando Pedro declarou: ‚ÄúN√£o tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!‚ÄĚ, o ap√≥stolo quebrou os paradigmas daquele homem e quebrou a sua rotina. Quando permitimos que Deus conduza o nosso dia a dia e abrimos espa√ßo para estarmos com Ele, a vida e os afazeres se transformam. E, em vez do que esperamos normalmente receber (o ouro e prata das riquezas, status e coisas desse mundo), recebemos o que h√° de melhor: o Seu amor, miseric√≥rdia, paz, for√ßas e o dom do Esp√≠rito Santo! √Č Ele quem nos p√Ķe de p√©, faz andar e ter os p√©s e tornozelos firmes!

Leia também:

:: H√° pecado que n√£o possa ser perdoado?

:: Quais sinais que você procura?

:: O pouco com Deus é muito

3¬ļ passo: Dar um salto de qualidade

Ap√≥s ser erguido, o enfermo deu um salto e colocou-se de p√©. Precisamos, de igual maneira, dar um salto de qualidade em nosso relacionamento com Deus. E como fazer? Por meio de a√ß√Ķes simples como a Igreja j√° nos ensina: participar da Santa Missa aos domingos e dias santos e sempre que poss√≠vel; rezar o Santo Ter√ßo; recorrer com frequ√™ncia ao Sacramento da Reconcilia√ß√£o; meditar a Palavra de Deus e a dica √© acompanhar a liturgia di√°ria; fazer jejum e adora√ß√£o eucar√≠stica.

Na Eucaristia, seja celebrada ou adorada, estamos diretamente com Jesus vivo e presentes nas esp√©cies do p√£o e do vinho. Os outros meios de ora√ß√£o s√£o instrumentos concretos para nos inserir no espa√ßo do sagrado, fazendo com que toda a rotina seja uma ‚Äútenda de ora√ß√£o‚ÄĚ. A nossa intimidade com o Senhor s√≥ ir√° crescer e o cotidiano se tornar√° mais leve quando Ele for o centro de tudo e de todas as nossas escolhas.

4¬ļ passo: Ser grato por tudo

Ap√≥s ser curado, o coxo ‚Äúentrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus. Todo o povo o viu andar e louvar a Deus‚ÄĚ. Quando nos empenhamos em uma vida de ora√ß√£o, o nosso olhar sobre a vida e situa√ß√Ķes se torna novo! A gratid√£o e o louvor s√£o formas de rezar e de estarmos pr√≥ximos a Deus. Um cora√ß√£o agradecido √© um cora√ß√£o semelhante ao de Jesus, que era todo do Pai e Sua vida era uma verdadeira oferta de amor. O agradecimento √© ainda uma atitude de liberta√ß√£o. Um comportamento que, al√©m de nos colocar mais √≠ntimos de Deus, torna a vida mais leve. Olhamos os desafios e preocupa√ß√Ķes com esperan√ßa e confian√ßa em Deus. 

Ao seguirmos esses simples passos, os nossos par√Ęmetros se transformar√£o nos par√Ęmetros de Deus. E o mais importante: n√£o sairemos de Sua presen√ßa e de Seu amor. 

Gracielle Reis
Missionária da Comunidade Canção Nova, carioca, jornalista pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Instrutora do Método Billings, Gracielle já atuou em coberturas jornalísticas nacionais e internacionais, especialmente na Terra Santa. A jornalista tem experiência em rádio, TV e plataformas digitais, além de projetos de evangelização para a juventude no Brasil. Atualmente, é jornalista da TV Canção Nova de Portugal.
Contatos: contecomgracielle@gmail.com | Instagram: @graciellereiscn