PATRONA DA CANÇÃO NOVA

Nossa Senhora Auxiliadora, a vencedora das batalhas!

Maio é um mês verdadeiramente cheio de uma beleza indizível, de uma ternura sem igual. É o mês da Virgem Maria, a Senhora Auxiliadora, Aquela que, para Dom Bosco, é a vencedora de todas as batalhas. O Reitor Mor, Padre Ángel Fernandez Artime, no Boletim Salesiano – ano 71 – maio de 2021, escreveu que: “Dom Bosco e seus rapazes enchiam este mês de comoventes celebrações e práticas marianas”, para expressar que a Virgem Maria também é a Mãe de todo salesiano e, se Jesus é reconhecido como amigo, a sua Mãe também é mãe de todos os jovens e de toda a Família Salesiana.

Na Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib proclamou Nossa Senhora Auxiliadora como Patrona de toda a Comunidade. Parafraseando Dom Bosco, Monsenhor Jonas diz que na Canção Nova também foi Ela quem tudo fez: “Desde o início nos chamávamos: “Canção Nova, a Casa de Maria”. O nome fala da natureza. Diz o que somos. Aponta a nossa origem. Nós tomamos “casa” no sentido bíblico. Somos a descendência de Maria. Somos a raça de Maria. Somos da sua estirpe. Pertencemos à sua linhagem. Somos a casa de Maria. Na Canção Nova, foi ela quem fez tudo. Ela está na origem de tudo. Constatamos sua presença de mãe e de mestra sempre e em tudo. Ela é a mãe e a educadora da Canção Nova”.

 

Dia em que as Imagens de Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco foram entronizadas no jardim do Santuário do Pai das Misericórdias/ Foto: Bruno Marques

Quando me deparei com essas palavras compreendi que eu sou filha da Casa de Maria! Ela me acompanha, me orienta, me forma e me ajuda cada vez mais a entender que, sendo formada por ela, eu me assemelho, cada vez mais a Jesus, porque Ele foi formado na Escola de Maria. Entendi que o projeto de vida que eu precisava trilhar era este: submeter-me à formação da Casa de Maria para que Cristo, o Homem perfeito, fosse gerado em mim.

Na Escola de Maria aprendemos o que é adorar a Deus. Maria, aos pés da cruz, foi a pessoa humana que soube oferecer a Deus o ato de adoração mais perfeito. Ela ofereceu a pérola preciosa do seu coração que era Jesus. Aos pés da cruz, Maria nos ensina que adorar é reconhecer os direitos soberanos que Deus tem sobre nós. Jesus era seu filho amado, seu único filho. Seu coração de Mãe sofreu ao ver todo o seu sofrimento, porém, Ela entendeu que se fazia necessário que os desígnios de Deus se cumprissem na vida de seu Filho e de toda a humanidade. Embora seu coração estivesse traspassado pela dor, Ela sabia que era necessário. Reconheceu os direitos de Deus sobre toda aquela situação. Por isso, Ela também é Aquela que vence junto a nós todas as batalhas que travamos em nosso dia a dia.

Na cruz aprendemos com Maria que não podemos desistir, precisamos ir em frente, sem desanimar, sem perder a esperança. Na Canção Nova, Casa de Maria, compreendi o que disse São Bernardo de Claraval: Nos perigos, nas angústias, em todos os momentos de dúvida, pensa em Maria, invoca Maria. Que este nome sagrado não se afaste do teu coração e não falte jamais nos teus lábios. Seguindo esta Estrela, não te desviarás. Se a invocares com humildade, não desesperarás. Se pensares em Maria, não errarás. Se ela estiver contigo, não cairás. Se te proteger, nada temerás. Com ela, como guia, não te fatigarás. Se te for propícia, chegarás à meta, firme e seguro. Quem quer que sejas, sacudido pelo vendaval das tempestades deste mundo, sentindo a terra como um mar devorador, não afastes os olhos do fulgor desta Estrela. Quando soprar o vento tempestuoso e traiçoeiro da tentação, quando te sentires batido contra os escolhos perigosos da tribulação, olha para a Estrela e invoca Maria. Se te açoitarem as ondas da soberba, da inveja, da maledicência, olha para a Estrela, invoca Maria. Quando sentires a ira, a avareza, a carne e a tristeza tentarem fazer soçobrar a barquinha frágil de tua alma, olha para a Estrela, invoca Maria”.


Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!


Vera Lúcia Reis
Comunidade Canção Nova

Referência:  ND nº 17, Estatuto Semente Comunidade Canção Nova

.:Leia mais
Virgem Maria, a Mãe da Misericórdia
Fotos: veja como foi a Entronização dos Patronos
Resiliência de Monsenhor Jonas Abib nos ensina a dizer: sou valente!
Visita do Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime
Missas no Santuário durante o dia de Dom Bosco

Deixe seu comentários

Comentário