REFÚGIO

Virgem Maria, a Mãe da Misericórdia

A oração da Salve Rainha começa enaltecendo este grande atributo da Virgem Maria: a misericórdia. Ela, sendo a Mãe do Filho de Deus, aprendeu com Ele sobre a misericórdia e se tornou para nós, filhos no Filho, a mão carinhosa e terna da Misericórdia do Pai. 

Pode parecer estranho no início, mas a misericórdia traz em si características do feminino: a docilidade, a ternura, a compaixão, a paciência, a educação, o carinho. Tudo isso diz de sentimentos e atitudes que uma mãe tem para com o seu filho. Quantas vezes, nos momentos de dores, angústias e sofrimentos não buscamos o colo materno para nos refugiarmos? Se com a nossa mãe terrena podemos viver esta experiência de abrigo e proteção nos momentos difíceis, quanto mais com a Virgem Maria, a Mãe da misericórdia. 

Tocando no que é terreno, próprio do nosso cotidiano, podemos compreender melhor essa figura misericordiosa e materna da Virgem Maria. Muitos de nós, por diversos motivos e traumas que trazemos na nossa história, temos medo de nos aproximarmos da figura paterna, seja em momentos simples para pedir um conselho, um auxílio, para descansar um pouco na sua presença e, principalmente, temos medo de nos aproximarmos nas situações mais sérias e delicadas. E é nesses momentos que buscamos, em primeiro lugar, nossas mães. 

Ao buscarmos nossas mães, sabemos que elas terão um olhar mais calmo, mais atencioso, mais cuidadoso. As mães, sendo quem são, acolhem-nos e pensam a melhor maneira de nos ajudar. O mais bonito é que o coração materno apoia-se no coração paterno do homem da família. Toda mãe é como uma ponte que liga o coração dos seus filhos ao coração  do pai. Dessa mesma forma acontece conosco quando buscamos o auxílio  da Mãe da misericórdia: Ela nos une ao Coração do Pai.

A Virgem Maria, a Senhora da Misericórdia, tem o seu coração constantemente aberto para todos nós, seus filhos e filhas. Ela nos conhece e sabe que há certos dilemas interiores que só conseguimos segredar para um coração materno, porém, com toda delicadeza e amor. Ela guarda no coração paterno e misericordioso de Deus tudo o que a Ela nós confiamos. Ela não nos trai quando entrega tudo ao Pai, mas nos ama ainda mais, pois sabe que a felicidade do coração de um filho consiste em depender não somente da mãe e não confiar somente nela, mas também no pai. Portanto, a Mãe da Misericórdia é a porta amorosa e terna que o Filho nos deu para chegarmos ao Coração do Pai. 

 

Joanderson Medeiros
Seminarista Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário