GRATIDÃO

O homem agradecido alegra o coração de Deus

Caro leitor, está muito longe de ser um verdadeiro testemunho cristão a falta de gratidão. Ela demonstra que algo está desordenado no interior do homem, especialmente naqueles campos que levam a pessoa a querer buscar uma mudança de vida. Em outras palavras, o mal-agradecido está estacionado no seu processo de conversão. Falta a ele algo muito importante: a sensibilidade de espírito.

A esse respeito, a Palavra de Deus traz uma passagem muito conhecida que narra exatamente essa situação de insensibilidade à graça de Deus. Certa vez, quando Jesus entrava num determinado povoado próximo à Galileia, dez leprosos se dirigiram a ele gritando em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”. Logo que viu aqueles homens, Jesus lhes disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Ao fazer o que Jesus havia ordenado, todos os dez leprosos foram curados (cf. Lc 17, 13-14). Porém, apenas um daqueles homens, ao perceber que estava curado, voltou, louvando a Deus pela cura milagrosa. Ele se aproximou de Jesus, prostrou-se aos Seus pés e Lhe agradeceu. A Palavra de Deus ainda informa que este homem era samaritano, quer dizer, um estrangeiro, alguém desprezado pelos judeus. Dos dez homens, apenas um fora sensível à graça de Deus e retornou para agradecer.

“Dos dez homens, apenas um fora sensível à graça de Deus e retornou para agradecer.” | Foto lustrativa: cancaonova.com

O mínimo que todos aqueles homens que haviam recebido tão grande graça poderia fazer, seria retornar e, com a mesma empolgação que gritavam antes da cura – “Jesus, tem piedade de nós!” –, gritasse agora: “Nós vos agradecemos, Mestre, porque fomos curados!”. Infelizmente isso não aconteceu.

Jesus nunca é insensível diante de um ato de gratidão, porém, Ele se dói do egoísta que só quer receber sem nunca reconhecer o dom recebido que vem de Deus. A gratidão é um gesto nobre e traz muitos benefícios não apenas para a própria pessoa, mas também para os que estão ao seu redor. Um gesto de gratidão cativa e evangeliza, sinaliza que a bondade ainda se faz presente no nosso meio.

Leia também:
:: Será que realmente é tão difícil seguir o Senhor?
:: Afaste-se do pecado! 

:: Três modos de vencer a luxúria

Jesus, em todo o seu Evangelho, revela o apreço e o valor pela amizade, pela amabilidade, pelo amor à verdade, pela delicadeza de alma, pela temperança, pela lealdade e pela compreensão. Todas essas virtudes, aliás, estão diretamente ligadas ao senso de gratidão tão valorizado por Jesus. Quanto mais o senso de gratidão está enraizado no coração da pessoa, tanto mais ela está aberta às realidades transcendentes.

A gratidão é, aliás, a lembrança afetuosa de um benefício recebido, com o desejo de retribuí-lo de alguma maneira. Em alguns momentos, a única forma de demonstrarmos gratidão é dizendo “muito obrigado”, e isso basta se ela for expressa com toda a alegria e gratuidade do nosso coração. Custa muito pouco ser agradecido, mas faz um bem enorme. Assim, devemos ampliar a cada dia nossa capacidade de ser gentis e agradecidos pelas coisas mais simples.

Uma roupa passada, uma refeição preparada, o lençol retirado do varal para não molhar com a chuva, o banheiro limpo e cheiroso, um sorriso mesmo que seja dado com esforço. Tudo isso é motivo para sermos agradecidos.

Deus abençoe você e até a próxima!

Seminarista Gleidson de Souza Carvalho
Missionário da Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário