A misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos. Ele espera a nossa conversão
Em nosso cotidiano, somos constantemente cercados por diversas situações que, aos poucos, afetam nosso interior. Assim como gotas de água que se acumulam em um balde ao longo do dia, as dificuldades que enfrentamos sozinhos têm o mesmo efeito. Elas preenchem, gradualmente, nosso coração com desesperança, angústia e medo.
Diante desses sentimentos, a alma se agita e clama por socorro, pois nossas forças se esgotam e tudo parece não ter solução. Esse processo, embora pareça breve, é, na verdade, o resultado de lutas diárias vividas em solidão.
Onde antes havia um coração repleto de vida, alegria e esperança, agora se instala a desconfiança no amor e na misericórdia de Deus, que, a cada novo amanhecer, se oferecem como fontes de salvação e crescimento íntimo.
- Você pode me perguntar: mas as misericórdias do Senhor são a causa de eu não ser consumido? Em quê e pelo o quê?
O Pai das misericórdias, o Deus de toda consolação, derrama sobre nossa vida, todos os dias, infinitas graças e bênçãos, para que não lutemos sozinhos. Temos um Pai no céu que não apenas está presente, mas que deseja ativamente se fazer presente em nossa vida. Ele deseja nos auxiliar para que não sejamos consumidos por nossas lutas interiores. Seu anseio é preservar nossos corações e almas dos males que nos afastam d’Ele.
Esses males são os pecados – os graves, que nos separam de Sua presença na Eucaristia, impedindo-nos de comungar, e, sobretudo, os veniais, aqueles que cometemos todos os dias, e que, muitas vezes, passam despercebidos, devido à nossa falta de sensibilidade para reconhecê-los e ter uma atitude de coragem para romper com eles.
Leia também:
:: Bondade e fidelidade: pontes que nos levam à justiça
:: Chamados à conversão
Aqui é onde a misericórdia de Deus se manifesta. O Salmo 102 nos ensina: “O Senhor é bondoso e compassivo!” E assim Ele é. Ele nos espera, aguarda nossa conversão, investe em nós, proporcionando-nos os meios para que cresçamos em santidade rumo ao céu, deixando para trás o pecado e assumindo, com fidelidade e compromisso, a nova vida que Ele nos chama a viver.
Convido você a vivenciar uma experiência profunda com o Senhor. Regue seu coração, não com gotas de preocupação e angústia, mas com as gotas de Sua misericórdia. Pois, assim, sempre que as dificuldades e provações, que fazem parte da nossa jornada, surgirem, você terá, em seu coração, a certeza de que não está sozinho e de que tem um Pai que cuida de você, com o carinho e a proteção de um filho ou filha amada.