“A pessoa significa o que há de mais nobre no universo.” (Boécio)
Existe uma ciência chamada Bioética, que cuida de tudo o que envolve a ética aplicada à vida. A mesma abrange temas que vão desde as relações interpessoais até aqueles que
influenciam a sobrevivência do próprio planeta. Entre todas as coisas que existem no mundo, não resta dúvida em dizer que a pessoa humana é a que merece cuidado especial e prioritário, pelo fato de que, entre tudo o que existe de valor no mundo, a pessoa é o mais importante!
Anteriormente foi exposto como o conceito de pessoa foi entendido no decorrer da história. A partir daí, percebemos que a pessoa humana é dotada de dignidade. Todo e qualquer ser humano, independente das diferenças biológicas e culturais, merece igual respeito. Ele é um ser capaz de amar, de se encantar com o belo e de descobrir a verdade. É inegável o lugar de destaque que ele tem na natureza, seja por sua capacidade de raciocinar, de falar, de se comunicar, ou mesmo pela perspectiva religiosa, em que cada ser humano é imagem e semelhança de Deus.
O conceito de dignidade será trabalhado em três perspectivas: filosófica, científica e teológica. Você, leitor, depois de fazer este itinerário, entenderá pela fé e pela razão o porquê de a pessoa humana ser mais importante de todo universo, até mesmo no dos anjos.
Vivemos em uma sociedade onde a cultura de morte e a cultura do descartável são muito fortes e precisamos combatê-las.
Assista este vídeo com o padre Elenildo, na ocasião ainda seminarista: