REFLEXÃO

Quero morrer para bem viver

Quem quer ir para o céu?

Acabei de receber a notícia do falecimento de um ente querido. É um momento de dor para toda nossa família, pois era uma pessoa próxima a nós. E comecei a refletir sobre a morte, pois não somos educados como cidadãos do céu. Confesso que fico incomodada todas as vezes que vejo um padre na Missa perguntar aos seus fiéis:

– Quem quer ir para o céu?

E todos levantam a mão. Depois, ele continua:

– Quem quer morrer?

E não se vê nenhuma mão levantada.

“– Quem quer ir para o céu?” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Quero o céu, mas não quero morrer. É contraditório, pois morrer é uma condição indispensável para ir para o céu.

Confesso que, quase todos os dias, antes de dormir, eu faço essa oração:

“Senhor, se eu for direto para o céu, você pode me levar essa noite. Mas, Jesus, preste muita atenção: só se eu for direto para o céu, tá?”.

Falo isso não porque eu mereça o céu, mas porque não tem sentido viver aqui na Terra se eu não tenho um motivo para morrer, se o sentido da minha vida não está na eternidade, no céu. A minha alma anseia o céu, porque é lá sua morada eterna.

Você pode me perguntar: como assim? Não lhe falta nada neste mundo? Eu lhe respondo com toda a sinceridade do meu coração: sim, falta-me muita coisa, falta-me ver os meus irmão que são alcoólatras serem curados, libertos e salvos; falta-me concretizar meu estado de vida; falta-me realizar o sonho de ir à cidade de Ars, na França, onde meu santo de devoção viveu. Faltam-me muitas coisas! Mas por que esperar isso tudo se realizar se terei a felicidade plena no céu? Eu deixaria passar o que passa! E ficaria com a eternidade, onde “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (Apocalipse 21,4).

Assim como o matemático francês Augustin Cauchy, que, ao perceber que estava prestes a morrer, disse: “Amei a vida para amar a Deus; agora, amo a morte que me fará encontrá-Lo”. Eu também posso dizer: “Quero morrer para melhor viver ”.

Maranatha! Vem, Senhor Jesus!

Edcleide Campos de Oliveira
Jornalista e Missionária da Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário