PACIÊNCIA

Suporta as demoras de Deus

Seguindo a lógica proposta pelas relações humanas e os preceitos deste mundo, se fizermos algo de bom, de justo, de honesto, seremos merecedores de reciprocidade e, portanto, dignos de recompensa. É assim que muitos têm determinado a qualidade de suas relações: no princípio da exploração mútua, na análise pragmática da seguinte indagação: no que essa pessoa pode me favorecer?

“Tudo no Seu tempo” | Foto ilustrativa: reprodução

Infelizmente, essa deformação na natureza própria dos relacionamentos entre as pessoas transfere-se também para a relação das pessoas para com Deus. E assim, corre-se o risco de relacionar-se com Ele, sempre na perspectiva de ser eminentemente beneficiado com seus favores, bênçãos e milagres.

:: Por que nem todos recebem milagres?

É verdade que o Senhor deseja-nos felizes, realizados e com vida plena, no entanto, “não sabemos o que havemos de pedir como convém” (Rm 8,26b). Levados pelas circunstâncias, desejos íntimos e pelos que nos cercam, podemos falsear a felicidade, e começar a buscar ilusões que nos levam à morte.

A fim de ajustar a nossa rota, de nos colocar de volta no caminho devido, o Senhor intervém de modo a nos formar, ensinar e admoestar. A pedagogia de Deus está aí manifesta: tudo no Seu tempo. Quando nos comportamos como crianças mimadas, birrentas, que querem o que querem na hora que querem, Deus nos olha e diz: agora não!

Muitos podem interpretar essa demora como falta de amor, como negligência, como ausência, mas isso é apenas uma coisa: amor. Amor que educa, amor que ajusta, amor que edifica, amor que ensina. O Senhor demora sempre que for necessário para que cresçamos. Ele não vê apenas o momento, Ele vê o todo e tudo. Ele sabe onde o caminho que estamos tomando nos levará. E se você der abertura, Ele sempre intervirá, mas não como você quer, e sim como você precisa.

Esse é o convite. Permaneça firme nos caminhos do Senhor e suporte as demoras de Deus. Como dizia Santa Tereza: “É justo que muito custe o que muito vale”.

Deus nos abençoe!

Christian Moreira