VIDA CRISTÃ

Um novo ano sem superstições

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito.” (Dt 6,5)

Em poucos dias, estaremos celebrando a chegada de um novo ano. Frequentemente, nesta época do ano, somos tomados por muitos desejos e expectativas: que seja um ano novo de alegrias, vitórias, riquezas, esperança, superação e muito mais. No entanto, muitos de nós, cristãos católicos, somos envolvidos pelas mais diversas superstições, das mais simples e ingênuas, como a escolha das cores que serão usadas no Réveillon – tendo em vista aquilo que não pode faltar no ano que se inicia – até as mais complexas e comprometedoras, como oferendas às entidades de outras religiões.

Superstições e simpatias com imagens de Santo Antônio

“Somos católicos e não podemos desperdiçar os dons e as riquezas que nos foram dados por Jesus através dos sacramentos ” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Facilmente caímos na ilusão de que esses costumes anuais não são nada de mais, “é uma simples brincadeira de fim de ano que todo mundo costuma fazer”, “Sou católico, mas não posso deixar de pular algumas ondas quando o relógio bater meia-noite”, “Quero muito dinheiro, por isso usarei amarelo. Que mal há nisso?”. Porém, o que verdadeiramente acontece é que, quando nos sujeitamos às superstições, estamos dando as costas a Deus, desconfiando de Sua providência e não O amando de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso espírito. Agimos contrário a nossa fé, depositando nossa confiança em coisas absurdas e sem sentido. Afinal, esquecemos das promessas batismais que, todos os anos, renovamos diante de Deus e da comunidade da qual fazemos parte? Não renunciamos de uma vez por todas a falsos deuses? Por que ainda insistimos em construir para nós “bezerros de ouro”? Por que, com tanta facilidade, tiramos Deus do lugar que somente a Ele é devido em nossas vidas?

Nossa esperança

Não podemos mais agir assim! Enquanto cristãos católicos, precisamos tomar uma firme decisão: viveremos um novo ano sem superstições. De fato, agora, mais do que nunca, devemos assumir a nossa fé, colocando em Deus – e somente n’Ele – a nossa esperança, o nosso futuro, os nossos sonhos, planos e projetos para o próximo ano. Isso se realiza primeiramente em nossos corações através de orações de consagração e entrega a Deus, assim como de renúncia por todas as falsas crenças que acabamos nos iludindo e praticando. Mas é fundamental que aquilo que rezamos e renunciamos se concretize em nossas atitudes.

Leia mais:
:: A diferença entre batismo evangélico e católico
:: Tempo de esperança no Senhor que veio e que vem
:: Qual a razão da sua esperança?

Sendo assim, conscientes da graça que nos foi dada no dia nosso batismo, a partir de hoje, com firmeza de coração, nos voltaremos inteiramente para o Senhor, proclamando o seu senhorio sobre nossas vidas, especialmente sobre o nosso futuro. Somos católicos e não podemos desperdiçar os dons e as riquezas que nos foram dados por Jesus através dos sacramentos que Ele mesmo instituiu, em especial a confissão e a Eucaristia. Se queremos tanto um ano novo cheio de felicidade e paz, não podemos começar de outra forma senão em Deus, rompendo com as superstições e assumindo definitivamente que a nossa proteção está no nome do Senhor que fez o céu e a terra. 

Joanderson Medeiros
Seminarista da Com. Canção Nova

 

 

Deixe seu comentários

Comentário