PEDIR AJUDA

Vergonha? Humildade!

Tb 3,1-11a.16-17a

Já escutamos nesses dias que Tobit, após ter praticado uma obra de misericórdia, enterrar um morto, estava em casa e uns excrementos de pardais o cegou. Foi sustentado pelo irmão e pela esposa e, com esta, havia brigado. Tobit ficou tão mal que fez sua oração desejando a morte.

Depois a leitura mostra Sara, a futura nora de Tobit, também muito triste, pois havia se casado e “enviuvou” sete vezes.

Tanto Tobit quanto Sara pediram a morte para Deus. Porém, Sara percebeu logo que seu pedido estava errado e clamou por misericórdia.

A cegueira, o fracasso no relacionamento e outros males são verdadeiras provações que podem atingir qualquer pessoa. É só por Deus que se consegue “dar a volta por cima”, com Deus, com bons amigos e há casos que é preciso um acompanhamento profissional. Mas a pessoa nunca deve se entregar à tristeza e viver as coisas sozinha.

Se você está assim, converse com Deus e converse com um(a) amigo(a), peça ajuda a uma pessoa madura. Não se envergonhe de pedir ajuda, faz bem corar de vergonha diante de Deus e de uma pessoa, isso significa humildade.

Foto: Liderina by Getty Images

Por fim, no fundo no fundo, queremos sempre nos mostrar fortes perante os outros, mas não precisamos agir assim, mais forte seremos se reconhecermos nossas fraquezas e agirmos com sinceridade e dizer “Vinde, ó Deus, em meu auxílio!” e também “Irmão, ajude-me!”

Conhece alguém que passa por um tempo difícil? Incentive a buscar a e a partilha.

Padre Marcio Prado
Sacerdote Comunidade Canção Nova

.:Veja mais
Faça a experiência com o Pai das Misericórdias