Exaltação da Santa Cruz

Cruz: amor e humildade

A Festa da Exaltação da Santa Cruz é a festa do amor do Pai pela humanidade. Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, morreu na Cruz em obediência amorosa ao Pai. Embora possa parecer estranho fazer festa com um símbolo que lembra sofrimento, dor, morte; a Igreja celebra não algo negativo, mas celebra-se a vitória da Cruz. Na Cruz temos a vitória, a esperança, a salvação, a vida eterna, por isso, podemos fazer festa.

A Cruz tem tudo a ver com a vida humana, tanto as pessoas cristãs quanto as não-cristãs a levam a cada dia.  Inevitavelmente, a pessoa quando nasce (e muitos até antes de nascer) já passa por dificuldades, já tem de tomar a sua cruz, pois a vida é um desafio, “a vida é bela”, mas tem as suas “feiuras”. Aliás, a vida é vida porque possui momentos bons e momentos não tão bons assim. As coisas não tão boas; e os fracassos quando sabemos tirar proveito, nos ensinam e nos melhoraram.

Peçamos ajuda para carregar a nossa santa Cruz

A grande diferença está em como encaramos o ‘peso da cruz de cada dia”. Há pessoas que encaram as dificuldades como um “peso pesado”, desculpe a redundância, mas apenas reclamam. “É pesado demais! Eu não aguento. Deus me abandonou! Ninguém me vê, ninguém me ajuda…”. E, há pessoas que sabem que o peso é “pesado”, mas não param no peso como um obstáculo; conseguem desviar, conseguem olhar além; tomam consciência da fraqueza, aceitam ajuda; se humilham ou pedem ajuda. Ajuda celeste e ajuda terrestre, ajuda devido a uma fé vivida, e ajuda porque sabe que o próximo também é um auxílio divino.

Observemos que Jesus tomou a Cruz e a levou. Mas, chegou num certo momento que não dava mais, os soldados perceberam e chamaram um certo Simão que passava por ali (cf. Mt 27,32). Jesus poderia ter dito: “Não, não preciso de ajuda, o Pai vai me ajudar, esperem aí. Não, não quero ajuda, ela é minha e vou levar até o fim…”. Mas não foi isso que aconteceu, o Cristo aceitou a ajuda daquele Cirineu. O Pai ajudou o Senhor e o Pai também enviou um homem para ajudá-Lo.

Olhemos para a Cruz de Cristo e lembremos que o Pai nos ama

Será que quando sentimos que o peso está demais, temos a humildade de pedir ajuda ou de receber ajuda de quem se aproxima da gente? Por que será que insistimos em alimentar o ego da autossuficiência? “Eu me basto! Eu faço e aconteço! Não posso demonstrar minha fraqueza, o que irão pensar de mim?”, esses pensamentos que nos rodeiam não serão o pecado?

Não será a nossa falta de consciência de nossa finitude; que o caminho se torna mais tranquilo quando se pede ajuda? Claro que, o ser humano é capaz de muitas coisas boas e continuará a ser, mas que cada homem e mulher tenham a humildade de contar com o outro e de pedir ajuda.

Assim, nessa Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebramos a Cruz salvadora, celebramos o amor do Pai. Ele ama tanto que, também, permitiu que cada filho tomasse a sua “santa cruz”. Sim, é dessa forma que devemos celebrar, por mais estranho que pareça. Carregar a cruz de cada dia é lembrar do amor do Pai partilhado conosco. Por isso, tomemos a nossa cruz e lembremos da Cruz de Jesus. Nela, o Pai amou Jesus, com ela Jesus amou o Pai, no escândalo (1Cor 1,23) da Cruz o amor foi e é revelado. Vamos contemplá-la e fazer festa, olhemos para a Cruz e lembremos que o Pai nos ama. A contemplemos e peçamos ajuda a Jesus e a algum “Cirineu”. E, por fim, sejamos Cirineu para Jesus.

Pe. Marcio Prado – Com. Canção Nova.

 – Festa da Exaltação da Santa Cruz. Missa solene as 19h30 – 14 de setembro
– Festa de Nossa Senhora da Pietá. Missa solene as 18h – 15 de setembro 

Santuário do Pai das Misericórdias.

 

SANTA MISSA
Saiba mais

CONFISSÕES
Saiba mais

MOMENTO COM O PAI DAS MISERICÓRDIAS
Saiba mais

ADORAÇÃO EUCARÍSTICA
Saiba mais

GRUPO DE ORAÇÃO
Saiba mais

TERÇO MARIANO
Saiba mais

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO
Saiba mais

COLOQUE SUA INTENÇÃO NA MISSA
Saiba mais

Pai das Misericórdias e Deus e toda consolação, ouvi-nos.

Deixe seu comentários

Comentário