05 de DEZEMBRO

Quinta-feira de Adoração comemora os 10 anos da dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias

“Santuário do Pai das Misericórdias, lugar da Ação e da Manifestação de Deus”,  é o tema central dessa Quinta-feira de Adoração

A Comunidade Canção Nova celebra os 10 anos da dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias com momentos de espiritualidade, pregações, cânticos e Adoração ao Santíssimo Sacramento. 

As comemorações tiveram inicio com a Santa Missa, às 7h da manhã, presidida pelo reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, padre João Gualberto.Estavam presentes o reitor do Seminário Canção Nova, Padre Alexsandro, e o vice-reitor do Seminário Canção Nova, padre Willian Guimarães. A Santa Missa também deu inicio ao tríduo para ordenação diaconal dos seminaristas José Dimas, Rafael Vitto, José Márcio e Valdeir Bento.

Durante a homilia Padre João destacou que se estamos e chegamos até aqui é porque o próprio Deus nos concedeu essa graça. O sacerdote explicou que o Santuário é o lugar do culto à Deus, e que o nosso Santuário foi dedicado de maneira especial ao Pai das Misericórdias, falou ainda:

“Aqui não é um lugar de passeio, aqui é um lugar de adoração, de encontro. Até o mosaico que está aqui é um sinal para esse encontro. Deus está atento as orações aqui feitas, porque aqui é o lugar da manifestação de Deus.

Foto: Larissa Ferreira

Nós fazemos parte dessa história, os rios que saem desse lugar tem atingindo abundantemente muitas pessoas. Mesmo antes do Santuário existir já havia peregrinos aqui na Canção Nova. Porém não tínhamos ainda uma igreja, e o tempo foi conduzindo a construção desse Santuário. Nem imaginávamos um Santuário, foi plano D’Ele. Como São Paulo diz, nós somos a casa de Deus, somos Seu Santuário. Nós somos habitação de Deus, porque o Espírito habita em nós. Nós somos a Casa da Misericórdia. A Santíssima Trindade é quem nos santifica, nos torna o homem novo, a imagem de Deus.”

A missionária Salette Ferreia e Márcio Todeschini, animaram a parte da manhã no Santuário do Pai das Misericórdias.

Salette partilhou, para o site do Santuário, sua experiência com o Pai das Misericórdias ao longo desses 10 anos. 

“O Pai das Misericórdias sempre esteve presente na Canção Nova. Eu cheguei a essa conclusão lendo os documentos do padre Jonas, onde tantas vezes ele fala do Pai. O Pai que criou a Canção Nova. O Pai da providência, o Pai das Misericórdias. Com a construção do Santuário ficou ainda mais palpável essa presença do Pai na vida da Canção Nova. Com o Santuário a gente celebra todas as graças, toda evangelização, toda experiência que nós e o povo de Deus teve com o Pai todos esses anos.

Claro a dedicação do Santuário foi um marco, mas a minha experiência existiu desde sempre. A questão é que muitas vezes não invoquei o Pai, como o Pai das Misericórdias, mas sempre invoquei O Pai. Então a minha vocação, o meu chamado, tudo que vivo na Canção Nova é fruto da ação de Deus, do Pai das Misericórdias em minha vida. E na vida de todos aqueles que são missionários da Comunidade Canção Nova, e daqueles que vem e visitam esse Santuário, os filhos de Deus.

Foto: Larissa Ferreira

Então o Pai das Misericórdias é o Pai de Jesus, é o nosso Pai, O Pai do céu. Ele nos deu essa graça, através do padre Jonas, de erguer um altar para louvor e adoração na Sua Misericórdia, é isso que eu canto na Canção Pai das Misericórdias. Foi uma experiência vivida durante a construção do Santuário. Ele ainda não estava pronto, ainda era cimento, e eu olhando aquelas paredes, fui rezando, lembrando do povo que trouxe o ouro, suas histórias, suas lágrimas e daí surgiu a música Pai das Misericórdias. Portanto essa é a minha experiência com o Pai.

E eu digo pra você, eu renovo todos os dias. Porque todos os dias tem gente voltando pra Deus através da Canção Nova. Todos os dias tem almas resgatadas. É através da Canção Nova e pela mão do Pai das Misericórdias. Portanto O Pai é o autor da Canção Nova. Ele quem nos criou como Canção Nova, claro se revelou como lá em Moisés.  Quando a gente, lá no antigo testamento, vê a forma como Deus se revelou a Moisés na Sarça Ardente. Padre Jonas sentiu essa revelação, e pouco tempo depois veio a construção do templo. Através de Davi, de Salomão, então a mesma coisa aconteceu com a Canção Nova.

Foto: Larissa Ferreira

Primeiro nós vivemos na presença do Pai das Misericórdias. Evangelizando o Seu povo, trazendo o povo para louvar e adorar O Pai. Depois veio o Santuário pra selar tudo isso, para justamente ter este lugar específico onde Deus volta O seu olhar e atende as preces. O Santuário é esse lugar de consolação, onde nós somos consolados pelo Pai. A gente vive desde o início da Canção Nova e mais intensamente agora, de maneira manifesta, através da construção do Santuário. Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação ouvi-nos.”

Foto: Larissa Ferreira

Padre Ricardo Rodolfo, vice-reitor e responsável pela espiritulidade do Santuário do Pai das Misericórdias, pregou sobre o tema da Quinta-feira de Adoração, “Santuário do Pai das Misericórdias, lugar da Ação e da Manifestação de Deus”.

O sacerdote trouxe para reflexão a passagem de 2 Crônicas 7, 15-16 que diz, “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração feita neste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente, e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.”

Foto: Larissa Ferreira

Explicou como essa manifestação de Deus acontece em um Santuário, em primeiro lugar pelos sacramentos. O Sacramento da confissão e da Eucaristia é o lugar da manifestação de Deus. Nesse período padre Ricardo contou que esteve atendendo as confissões, durante o horário da Missa, no confessionário que está dentro do Santuário. E nesse tempo atendeu pessoas que estavam a 20, 30 anos sem se confessar, e viu os filhos de Deus voltarem para a Casa do Pai. É por meio da Misericórdia do Pai que as pessoas retornam para Deus e deixam a vida errada, a vida de pecado para trás. Voltando para Deus, se volta também para a vida Eucarística. Uma vez transformados pelo Batismo do Espírito Santo, também nos tornamos apóstolos da Misericórdia. 

Foto: Larissa Ferreira

Ao final da pregação padre Ricardo conduziu um momento de oração pedindo o Batismo no Espírito Santo, porque o Santuário do Pai das Misericórdias é um santuário carismático. Lembrou ainda que este é o único Santuário no mundo dedicado ao Pai das Misericórdias.   

Para celebrar todos os grandes feitos de Deus ao longo desses 10 anos, padre João Gualberto, reitor do Santuário, conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento em louvor e gratidão ao Pai das Misericórdias. 

A parte da manhã foi encerrada com a Santa Missa ao 12h, presidida por Dom João Inácio Mullher, atual Arcebispo de Campinas, e que também foi bispo da diocese de Lorena quando este Santuário foi dedicado em 2014. Esteve presente também Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, atual bispo da diocese de Lorena (SP). Também estavam presentes alguns sacerdotes da Comunidade Canção Nova. 

Dom Inácio Muller relembrou com grande carinho o dia da dedicação do Santuáro do Pai das Misericórdias e da presença do fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib, naquele 05 de dezembro de 2014. Destacou na sua homilia sobre os verdadeiros adoradores, os que adoram o Pai em Espírito e em Verdade. No Antigo Testamento, relembrou, Deus vinha habitar no Santos dos Santos, que baixava através da Nuvem no Santuário e disse: “Hoje, através de Jesus isso se torna realidade. Jesus é o Santo dos Santos. É O lugar onde Deus habita no meio de nós, O Emanuel, constantemente”. Por isso explicou da seriedade e compromisso que todos os cristãos que comungam Jesus na Eucarístia devem ter ao levar o próprio Deus consigo. Deus habita em nós, agora somos nós o Santuário vivo de Deus, a Trindade habita em nós. 

Quando temos o pão e o vinho consagrado, temos Jesus Cristo vivo e ressuscitado. Por isso o nosso Santuário é um Templo Vivo, porque Cristo vive na Eucaristia. Este Santuário deve levar os peregrinos ao Amor de Cristo que nos Amou e nos Ama. Segundo Dom Inácio Muller este é o fundamento do Santuário do Pai das Misericórdias, levar as pessoas a experiência com o Amor de Jesus. 

A programação continua na parte da tarde com animação, terço da misericórdia e Santa Missa. A noite haverá Quermesse e show com Elias Júnior no pátio do Santuário do Pai das Misericórdias. 

Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias