23 DE NOVEMBRO

Evento 2025 no Santuário terá Cantata de Natal com Brais Oss

Brilhou 2025 marca a contagem regressiva para o Natal

As luzes no Santuário do Pai das Misericórdias serão acesas no dia 23 de novembro, primeiro domingo do Advento, e haverá uma Cantata de Natal conduzida pelo ministro de música Brais Oss.

Tradicionalmente, o evento ‘Brilhou’ marca o início do Advento, preparando o ambiente e os corações para o tempo do Natal. O convite é para que as famílias participem da Santa Missa do primeiro domingo do Advento, preparando-se para acolher o menino Jesus.

Missa e bênção dos presépios

A Santa Missa das 18h será presidida pelo administrador do Santuário, padre Bruno Costa. No final da celebração, será realizada a bênção dos presépios, momento que nos ajuda a compreender o verdadeiro sentido do Advento. São Francisco de Assis, criador do presépio, ensinou que a origem da representação do nascimento de Jesus remete à humildade e à simplicidade com que Jesus nasceu, buscando aproximar as pessoas do mistério da Encarnação de uma forma mais concreta e sensorial.

Quando abençoamos o presépio, estamos invocando a presença de Deus e pedindo Sua bênção sobre a representação do nascimento de Jesus. Conheça três pontos que São Francisco de Assis ensinou sobre a importância desse símbolo durante o Natal:

1. Humanidade e humildade de Jesus: Francisco queria que as pessoas vissem o “desconforto das necessidades” de Jesus, mostrando que o Filho de Deus se fez pequeno e frágil, compartilhando nossas dores e fragilidades. A cena com animais, feno e uma manjedoura viva era um lembrete visual dessa humildade.

2. “Belém é aqui”: Ao encenar o nascimento de Jesus em Greccio, na Itália, uma cidade que se assemelhava a Belém, Francisco transmitiu a mensagem de que o mistério da Encarnação não é algo distante, mas acontece “aqui”, no coração de cada pessoa, especialmente nos pobres e simples, que são a “carne de Cristo”. Ao abençoar e introduzirmos o presépio em nossa casa, estamos tornando a nossa casa a nova “Belém”. Estamos abrindo nossas casas e corações para a graça de Deus, permitindo que Ele entre em nossas vidas e nos transforme.

3.  Lugar de encontro com Deus: O presépio se tornou um símbolo do convite a acolher Jesus em nosso coração e a nos abrir para a beleza do amor de Deus, que se manifesta na simplicidade e na entrega.

Brilhou 2025

Neste ano, os peregrinos poderão apreciar dois anjos de sete metros de altura, 12 silhuetas de harpa com 3,50m de altura. Na rotatória do Santuário, uma árvore de bolas com sete metros e meio de altura poderá ser vista.

No tradicional presépio do estacionamento, o local será iluminado e terá a presença de dois anjos com três metros de altura, oito silhuetas de harpa com três metros e meio de altura, e duas árvores de natal tradicionais com dois metros e meio de altura.

Todos esses preparativos para o Natal, no Santuário do Pai das Misericórdia, são uma forma concreta de honramos e glorificarmos o nascimento de Jesus Menino, o próprio Deus que vem morar em nosso meio e nos trazer a salvação.

Cantata de Natal com Brais Oss

Após a Santa Missa, acontecerá, no presépio externo do Santuário, que fica em seu estacionamento, uma apresentação musical de Natal com o missionário e ministro de música Brais Oss. O cantor partilhou um pouco do que está sendo preparado para os peregrinos e fiéis que vierem rezar e viver esse momento no Santuário do Pai das Misericórdias:

“Para mim, será uma graça de Deus participar deste evento que nos arremessa no Espírito do Natal no Santuário do Pai das Misericórdias. Sempre gostei de músicas natalinas. Espero proporcionar às pessoas que estarão presentes a oportunidade de viver momentos de descontração, alegria e música! Onde poderão cantar comigo, soltando suas vozes em um grande louvor a Deus no espírito natalino.

Um dos pontos de destaque é uma junção, que faço em um ato do show, onde todos os presentes se transformam em cantores, numa homenagem a Santíssima Virgem Maria, além de uma surpresa 100% inédita. Será lindo!”

Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias
Magda Ishikawa Florêncio