Fiéis veneram a Cruz original da Primeira Missa no Brasil

Na manhã dessa quarta-feira, 16 de abril, o Santuário do Pai das Misericórdias recebeu a Cruz original da Primeira Missa no Brasil.

A visita teve início durante o Rosário da Madrugada. Frei Gilson rezou com os peregrinos presentes e agradeceu a grande graça de ter a presença da Cruz durante essa Semana Santa.

O reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar, presidiu às 7h a Santa Missa, transmitido ao vivo pela TV Canção Nova, na qual os fiéis puderam venerar e rezar com a presença da Cruz.  A peregrinação foi permitida em vista do Jubileu da Esperança, e celebra os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz.

Foto: Fabiel Girardi

Durante a homilia padre Omar destacou o ano santo em que a Igreja está inserida, o Jubileu da Esperança, e disse:

“Quem sabe hoje podemos experimentar o tema da esperança de uma forma diferente, contextualizada no Tríduo Pascal, na Semana Santa. Desde que eu me entendo por gente sempre ouvi dizer, a partir da Canção Nova, a pregação do Monsenhor Jonas, de todos os demais membros, Brasil Terra de Santa Cruz! Brasil Terra de Santa Cruz.

Hoje a Cruz está aqui, por causa dessa cruz aí que a gente sabe que começa a história do Catolicismo no nosso Brasil.  A primeira missa há 525 anos atrás, em 26 de abril de 1500, rezada por um Frei, Frei Henrique de Coimbra. Desde aquele dia nunca mais nesta terra de Santa Cruz a Eucaristia  deixou de ser celebrada.

Foto: Larissa Ferreira

O batismo do Brasil acontece ali, o cenário completamente diferente do que temos hoje, mas a fé foi consolidada, foi estabelecida. Hoje nós temos a missão de a partir do resgate, da memória deste símbolo, que está tão bem guardado em Portugal, possamos redescobrir os valores que foram plantados, semeados e que são colhidos por nós o tempo inteiro.

Do ponto de vista institucional, nós percebemos que esta cruz pode gerar um impacto muito importante na Igreja Católica no Brasil. Ao longo de toda a trajetória espiritual, até mesmo da Canção Nova. Todos nós, que nos permitimos a abertura ao Espírito Santo de Deus, uma forma diferenciada, sempre tivemos aquele discurso, aquela frase de efeito, temos que voltar às origens. Está aí, Deus está mandando um símbolo mais simples, a Cruz.

Foto: Larissa Ferreira

Eu tenho certeza que a Canção Nova, o Santuário, Pai das Misericórdias, será um lugar que fará sempre parte dessa peregrinação. Primeira vez na história! Essa cruz esteve no descobrimento do Brasil e na inauguração de Brasília. E agora a gente trouxe, com muita segurança, com muita integração institucional, percebendo que estamos precisando disso.”

Confira a homilia completa

O evento acontece de 12 a 28 de abril. Promovido pelo Movimento Brasil com Fé, junto ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor, a peregrinação visa promover a fé dos fiéis e do povo brasileiro.

 

Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias