Final de ano no Santuário é marcado com os Sacramentos da Crisma e Primeira Comunhão

Nos meses de novembro e dezembro de 2023, o Santuário do Pai das Misericórdias teve, como de costume, as celebrações dos Sacramentos da Primeira Comunhão e da Crisma

As crianças, jovens e adultos, que recebem os sacramentos no Santuário, são preparadas junto à catequese realizada dentro do Instituto Canção Nova. A responsável da catequese para a Primeira Comunhão e missionária da Comunidade Canção Nova, Maira Cris de Lima, que falou do trabalho realizado durante este ano de 2023: 

“O nosso objetivo na catequese foi, em primeiro lugar, ensiná-los a amar mais Jesus.  Não se ama aquilo que não se conhece.  Por isso nós apresentamos a história de Jesus, mas também a história de Salvação da humanidade. Começamos com o Querigma, depois apresentamos a criação do mundo e falamos sobre a questão do pecado. Toda a base essencial para criança fazer uma experiência com Jesus.  Além de momentos teóricos buscamos passar o conteúdo de forma dinâmica. Tivemos vários momentos de Adoração ao Santíssimo,  porque nós acreditamos que o importante é isso, a criança fazer a sua experiência com Jesus.”

Nicole Tomazella Rocha Silva no Santuário do Pai das Misericórdias – Foto: Arquivo pessoal

Ao todo, receberam a Primeira Eucaristia, neste final de ano de 2023, 46 crianças, com cerca de 9 anos e 1 jovem. A cerimônia foi presidida no dia 19 de novembro, pelo padre Edilberto Carvalho (CN), padre responsável pela Pastoral no Polo Educacional Canção Nova.

Durante a homilia, padre Edilberto frisou sobre a santidade na infância, na qual trouxe vários modelos de crianças santas. Entre eles, de maneira especial, São Domingos Sávio e Santa Terezinha, demonstrando com os testemunhos que é possível crianças santas, mesmo ainda na infância. A santidade é possível. Uma vida piedosa, uma vida virtuosa desde já.

Recordou ainda a célebre frase de Domingos Sávio, quando uma vez foi questionado: “se Jesus voltasse agora Domingos, o que você faria?”; e ainda criança, São Domingos respondeu: “Eu continuaria brincando”, porque ele estava pronto, estava preparado para a volta de Jesus. Padre Edilberto Carvalho reforçou a importância de estar preparado, com a alma sempre pronta para receber Jesus, por meio de uma infância piedosa e virtuosa.

Nicole Tomazella Rocha Silva, 9 anos, filha de Adriana e James, missionários da Comunidade Canção Nova, testemunhou que a experiência da Primeira Eucaristia foi uma grande graça: “Foi um dos momentos mais felizes da minha vida! Foi um momento de Graça e Alegria. Jesus é o meu grande Amor e na Eucaristia é esse Amor que me sustenta e me ajuda a viver no caminho de santidade”.

Nicole também falou que irá levar para toda sua vida os ensinamentos desse tempo de preparação. De modo especial, o retiro realizado na “Casa de Maria”, localizada na Frente de Missão da Canção Nova de Queluz (SP), marcou esse período de catequese. Ela afirma que, durante esse tempo, aprendeu muito sobre o valor da Santa Missa, o ensinamentos que o Anjo de Portugal fez aos três pastorzinhos de Fátima e o exemplo da Beata Imelda Lambertini, que morreu de amor ao receber Jesus Eucarístico e é modelo para as crianças que irão receber a Primeira Eucaristia.  

“Como é que as pessoas não morrem de alegria quando recebem Nosso Senhor na Eucaristia?” (Beata Imelda Lambertini)

.

Foto: Maria Fernanda Alves | Nicole da Rocha, 9 anos, recebe a Primeira Eucaristia no Santuário do Pai das Misericórdias, das mãos de padre Edilberto Carvalho, responsável da Pastoral no Polo Educacional Canção Nova.

*Confira aqui as fotos da Primeira Comunhão 2023 

No último dia 16, do mês de dezembro, também foi presidido o Sacramento da Crisma. Dom Wladimir Lopes Dias, bispo de Lorena (SP), encarregou o vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Donizete Heleno Ferreira, para administrar o Sacramento do Crisma no Santuário do Pai das Misericórdias. 

Crismandos 2023 no Santuário do Pai das Misericórdias – Foto: Bruna Marinho

Padre Donizete disse durante a homilia que o Espírito Santo guiará cada um de forma gradual na graça de Deus, para que sejam salvos. O Espírito Santo é mais que um guia, Ele é formador, professor conduzindo na verdade e para a verdade. Cada crismando irá receber os dons para auxiliar na missão como cristão.

Os dons recebidos tem como meta  ajudar no testemunho cristão. O Espírito Santo é uma pessoa da Trindade, na Crisma o Espírito Santo é derramado em sua totalidade ensinando a ser um “outro Cristo”.

Padre Donizete continuou explicando sobre os dons do Espírito Santo e  pontuou:

  1. O Temor de Deus é saber da grandeza de Deus. Você não pode viver uma vida de pecado. Não se pode desperdiça a graça de Deus.
  2. Deus faz maravilhas em nossas vidas e o Dom da Piedade nos dá a memória para nunca esquecer as maravilhas de Deus em nossas vidas.
  3. O Dom do Conhecimento ou Ciência é saber colher as finalidades das coisas. Aprenderá a colher o sobrenatural com o dom do conhecimento.
  4. O Dom do Conselho é um dom imperativo, pois ele auxilia nas decisões.
  5. O Espírito Santo te dará o Dom da Fortaleza, que é a capacidade de praticar as virtudes heroicas. É um dom para enfrentar as provas, diante das provações e tribulações.
  6. Também receberá o Dom da Inteligência, dom que auxilia para ler as pessoas a partir de dentro. 
  7. Para fechar temos o Dom da Sabedoria, que revela a verdade sobre mim, sobre Deus e sobre o outro.

Fotógrafo: Ester Vieira/ Bruna Marinho

O responsável pela catequese da Crisma e missionário da Comunidade Canção Nova, Saulo Macena, conta que a preparação dos 51 crismandos deste ano começou na Sexta-feira Santa, no mês de abril. Na ocasião, a catequese foi iniciada com a meditação da Via-Sacra no Caminho da Misericórdia, parte do complexo da fé do Santuário do Pai das Misericórdias. Ao todo, foram 39 adolescentes de 14 a 19 anos, e 12 adultos. 

No decorrer do ano, a formação dos jovens e adultos da Crisma foi realizada no Instituto Canção Nova, todos os sábados, com cerca de duas horas cada reunião.

Além dos encontros semanais, o grupo da Crisma realizou um retiro no final do mês de Setembro, também na Frente de Missão de Queluz (SP). Com o tema “Memento Mori” (saudação monástica feita em latim que significa “se lembre que você também vai morrer” como exercício diário de aceitação da morte), os palestrantes levaram os crismandos à reflexão da própria morte e o sentido da existência nessa vida, de modo a conduzir os jovens a buscar o Sacramento da Crisma sem deixar de buscar uma vida penitencial, uma vida que busca a conversão diária. Buscando crescer na fé por meio dos sacramentos da Confissão e da Eucaristia. 

A jovem Manuela Araújo, 15 anos, natural do Rio de Janeiro, atualmente mora em Cachoeira Paulista(SP), fez a preparação para o Sacramento no Instituto Canção Nova. Ela conta que a Crisma foi um Sacramento que ela sempre ansiou muito:

“Desde a minha Primeira Comunhão, eu tenho um desejo enorme de me entregar mais e mais para Cristo e de ajudar e servir a minha Igreja. Eu era coroinha, ajudava um pouco a catequese infantil e participava e ajudava no grupo de jovens, no grupo de oração. Mas, para mim, isso não era suficiente. Eu queria ter o selo do catolicismo.  Mesmo que eu já tenha o selo do Batismo, isso foi uma decisão dos meus pais e dos meus padrinhos. Mas eu queria falar para o mundo todo que ser Católica é uma decisão minha.

Foto: Arquivo pessoal

Eu queria confirmar meu amor pela Igreja Católica, renovar meus votos de Batismo, me comprometendo a viver a vontade de Deus e seguir Seus mandamentos. Porque, a partir do momento que o bispo ungi com o óleo do Crisma, evangelizar não é uma opção, mas sim uma obrigação e um dever que eu preciso e quero cumprir! Já tentei entrar na formação da Crisma antes, quando ainda não tinha feito meus 14 anos, eu era mais nova e não tinha idade necessária, mas, Graças a Deus, agora, eu pude realizar com consistência a preparação na formação do Instituto Canção Nova. Para receber esse sacramento tão importante, nesse tempo eu pude conhecer e aprofundar nos ensinamentos da  Igreja. De fato, esse ano formativo foi essencial na minha caminhada para o céu. Digo isso não só por mim, mas também por todos os meus colegas de Crisma. As riquezas que nos ensinaram são fundamentais para a fé e vida católica, para uma vida de santidade.  As experiências que vivemos, principalmente no retiro, foram muito sobrenaturais. É nítido o carinho de Deus para conosco. Principalmente através dos nossos formadores e tios de Crisma. Somos muito gratos por vivermos essa experiência única”.

Fotográfo: Ester Vieira / Bruna Marinho

 

* Confira aqui as fotos da Crisma 2023

Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias

                        

Deixe seu comentários

Comentário