Santa Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés

“Toda Eucaristia é Lava-pés e não somente a de hoje.”

Tradicionalmente na Igreja é celebrado o Tríduo Pascal que tem início com a Santa Missa na quinta-feira Santa. Neste dia se recorda não somente o rito do Lava-pés, mas celebramos a Ceia do Senhor, ou seja, a instituição da Eucaristia.

Foto: Wesley Almeida

Rito do Lava-pés durante a celebração da Ceia do Senhor. Foto: Wesley Almeida

Nesta quinta, 24, a Canção Nova celebrou a Santa Missa da Ceia do Senhor  no Santuário do Pai das Misericórdias, a celebração foi presidida por padre Anderson Marçal, que durante a homília destacou que ao participarmos desta celebração não estamos apenas recordando o que aconteceu, mas de fato vivenciamos a Santa Ceia que é única.

Ainda em sua homília o sacerdote explicou que não é possível celebrar a Eucaristia sem liberdade, sem o lava-pés e sem a memória. “Só participa bem da Santa Missa quem é livre a partir de uma experiência de amor com Deus. Toda Eucaristia é Lava-pés, todos os dias que participamos da celebração eucarística somo lavados por Jesus, por fim, o Senhor nos convida a fazer com que nossa vida seja memorial de sua própria vida, ao repetir seus gestos”, diz padre Anderson.

:: Leia íntegra da homília

Com o desejo de fazer uma experiência profunda de amor e encontro com Deus, o casal Maria Amabile Figueiredo e Milton Figueiredo, vindos de Fortaleza-CE, escolheram participar das celebrações na Canção Nova.

“Normalmente participamos do tríduo pascal em nossa paróquia, mas a nossa relação aqui com a Canção Nova ela vem aumentando cada vez mais, porque aqui é um solo santo, e percebemos que algo nos atrai e nos atraiu dessa vez para participarmos do tríduo pascal aqui e viver todos os passos de Jesus e sentir e poder transformar a nossa vida e de fato percebemos mesmo que Deus está nos transformando para melhor e para maior”, declara Milton.

Casal Amabile e Milton Figueiredo participando da Santa Missa. Foto: Wesley Almeida

Casal Amabile e Milton Figueiredo participando da Santa Missa. Foto: Wesley Almeida

Amabile reforça que para muitos estes dias podem apenas ser um feriado, mas que para aqueles que buscam a Deus, estes sim percebem a diferença do amor que nasce e se renova dentro de cada um. “Aqui nos encontramos com a misericórdia e isso que queremos levar para as pessoas, para os nossos familiares”, completa.

Levados ao encontro de amor com Deus, que doa Sua vida pela salvação dos homens, a celebração deixa o convite de imitarmos os gestos de Jesus, para que nossa vida se torne uma ação de graças, fonte de liberdade, de amor e serviço para os outros.

Foto: Wesley Almeida

Início da Vigília Pascal – Foto: Wesley Almeida

Deixe seu comentários

Comentário