Presença das relíquias marca a peregrinação de 400 anos da Congregação da Missão Vicentina.

Santuário do Pai das Misericórdia recebeu relíquias de São Vicente de Paulo

“São Vicente de Paulo é amigo dos pobres, amigo de Deus e amigo da gente!”

Foto: Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias

O dia 01 de julho de 2024 fica marcado na história do Santuário do Pai das Misericórdias por ocasião da visita das relíquias de São Vicente de Paulo. A peregrinação das relíquias – uma de primeiro grau (osso de sua costela) e outras duas consideradas de segundo grau (uma carta por São Vicente para Santa Luísa de Marillac e um pedaço de sua túnica),  além da réplica em cera de seu corpo, em tamanho real, vinda de Roma – faz parte das comemorações dos 400 anos da congregação da Missão (CM) de São Vicente de Paulo, que teve início no dia 12 de abril deste ano, com a programação de passar por todas as dioceses do Brasil, até março de 2028.

Foto: Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias

A espiritualidade vicentina foi fundada na dupla descoberta de Cristo e dos pobres. Acreditam na igualdade entre a oração e ação, no compromisso com o mundo e para o mundo, que concretiza-se com a evangelização e a promoção humana. Seus filhos religiosos se inspiram apenas nas “Regulae”, que encarnam as características do espírito vicentino: simplicidade, humildade, mansidão, mortificação e zelo pela salvação das almas.

Na homília da missa de acolhida das relíquias no Santuário, o Padre Edson Friedrischsem, custódio portador das relíquias e coordenador da peregrinação, recordou a celebração dos 400 anos da Congregação da Missão e a inspiração de São Vicente para atender às necessidades dos mais necessitados e que hoje são em torno de 3 mil sacerdotes e irmãos vicentinos com a missão de amar, servir e transformar a vida das pessoas pela evangelização e pelo serviço.

CONFIRA A HOMÍLIA NA INTEGRA:

Outro ponto recordado por Padre Edson, são as graças especiais concedidas pela Santa Sé para este momento jubilar que vive a Congregação da Missão, onde todos que participarem da peregrinação e cumprir os preceitos, poderão obter para si ou para algum ente querido falecido, a graça da indulgência plenária, conforme arte preparada pela congregação:

Site: https://www.pbcm.org.br/

Para Gisele Pires, missionária da comunidade Canção Nova, a presença das relíquias é uma grande visita de Deus, tanto para a Comunidade Canção Nova, como de maneira particular. Ela testemunha que dos 9 aos 12 anos, fez parte da Conferência Vicentina em sua cidade, e que ali ela trabalhou ativamente pela causa dos mais necessitados. O que mais ficou marcado em sua memória foi a experiência de ver Jesus no pobre, de chegar nos lares atendidos pela conferência, não levando apenas o alimento material, mas também a presença, o acolhimento, a alegria de Deus para cada um dos assistidos. Essa, afirma ela, é a grande missão dos Vicentinos, ser o Evangelho acessível e encarnado a tantos que não tem alimento para o corpo, mas também carecem de alimento espiritual e de amor humano.

Foto: Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias

Ao longo do dia, diversas atividades foram realizadas diante das relíquias de São Vicente. A Rede de desenvolvimento Social da Canção Nova, responsável pela parte assistencial da Fundação João Paulo II, realizou um momento de intercessão e oração com seus colaboradores. Um momento particular de graças, uma vez que a caridade da Canção Nova, tem história na vida de seu fundador Padre Jonas, que teve em seu pai Sérgio Abib, grande referência, e esse, também foi vicentino durante anos, realizando a prática da caridade através desse movimento tão belo na Igreja.

A programação seguiu com a transmissão do Terço da Misericórdia e a missa para as famílias presidida por Padre Alex Freitas da Comunidade Canção Nova e contou com a presença de Padre Edson Friedrischsem, e o reitor do Santuário, Padre João Gualberto. As relíquias seguiram em peregrinação na cidade de Cachoeira Paulista, visitando as conferências vicentinas existentes na cidade.

No site oficial da congregação encontra-se toda a programação das relíquias pelo Brasil: https://www.pbcm.org.br/

Comunicação do Santuário do Pai das Misericórdias.