Oração das Mil Ave-Marias será realizado no próximo sábado, 19 de outubro, das 8h às 11h40 da manhã, tempo forte de intercessão e súplica. A iniciativa acontece no Ano da Oração, a pedido do Papa Francisco, quando os fiéis se unem para clamar pelas intenções pessoais e os pedidos de toda a Igreja.
A missionária da Comunidade Canção Nova Graciane Apolônio da Silva recorda que a Oração das Mil Ave-Marias está dentro dessa motivação do mês de outubro. Um mês dedicado a tantas celebrações Marianas. No dia 7 de outubro, recordamos Nossa Senhora do Rosário; no dia 12, Nossa Senhora Aparecida; no segundo domingo de outubro, Nossa Senhora de Nazaré. Ela explica: “No próximo dia 19 de outubro, vamos realizar esse momento de oração, a oração das Mil Ave-Marias. A gente pode chamar de um super-rosário. Nós estaremos aqui reunidos, recitando e contemplando os mistérios do rosário. Em cada contemplação rezando cinquenta Ave-Marias, estaremos rezando especialmente pelos sacerdotes, consagrados e religiosos, mas colocando todas as intenções que o nosso tempo pede. Será um momento de muita graça, de oração coletiva. Nós precisamos nos reunir para rezar por todas as intenções que são necessárias para esse tempo. Aguardamos todos vocês!”
Origem da Oração das Mil Ave-Marias
Maria Benedita, celibatária e missionária na Comunidade Canção Nova também está na organização e relembra que a Oração das Mil Ave-Marias é uma iniciativa que surgiu com a aparição de Nossa Senhora da Rosa Mística na Itália. Ela conta: “Ela pede que seja rezado na intenção dos religiosos, dos sacerdotes e consagrados. Nossa Senhora pede que rezemos muito para que essa classe de pessoas na Igreja, sendo santa, santifique os outros. Nós estamos vivendo um tempo em que há uma necessidade muito grande da santificação. Por isso nós vamos nessa iniciativa, aqui no Santuário, de clamar a Nossa Senhora por essas três intenções, como também por outras intenções. Todos que vierem podem trazer as suas intenções para serem colocadas aos pés de Nossa Senhora, porque estamos no mês do Rosário e também diante do Santíssimo Sacramento. Vamos clamar muitas graças para as nossas famílias, para o nosso país, para nossa Igreja, para nossa Comunidade Canção Nova.”
Na Comunidade Canção Nova, a Oração das Mil Ave-Marias já acontece há mais de 10 anos. Graciane, que está responsável por essa iniciativa, explica: “A vigília das mil Ave-Marias acontece nas dependências da Canção Nova. Começou com um grupo se reunindo para rezar; hoje, nós fazemos todo mês. Sempre no primeiro sábado do mês, com a devoção reparadora ao Imaculado Coração de Maria. Dentro da vigília das mil Ave-Marias, faz-se esse momento de oração diante do Santíssimo Sacramento junto com os fiéis. Neste mês de outubro, nós temos a oportunidade de fazê-la no Santuário no dia 19 de outubro.”
A importância e os efeitos do Rosário na vida dos cristãos
O vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, padre Ricardo Rodolfo, relembra por que devemos rezar o rosário:
“O Rosário, para muitos, é uma oração repetitiva e enfadonha, chegando a ser questionada por que a Igreja promove tanto essa oração enquanto tem orações muito mais profundas. Ao contrário do que as pessoas pensam, o rosário é, na verdade, um grande instrumento para aprofundarmos os mistérios da vida de Jesus unidos a Santíssima Virgem Maria, e assim travamos uma grande batalha espiritual.
O rosário é uma oração que foi recomendada pela própria Virgem Maria, em especial aos três pastorinhos de Fátima, aos quais recomendou, com insistência, a oração do rosário todos os dias, para alcançar o fim da guerra. Também é recomendada há muito tempo por vários Papas que valorizaram a recitação do santo Rosário e falam de sua importância na vida dos fiéis. Os Papas amaram o rosário e tiveram grande devoção a ele. É a prova da sua importância.
A importância dessa oração podemos perceber na vida de São Domingos de Gusmão, que teve o privilégio de ser ensinado pela própria Virgem Maria no século XII, proposto pelo Papa Gregório IX, para combater os hereges cátaros na França. Na ocasião, por meio da Oração do Rosário, São Domingos teria convertido cerca de cem mil deles.
A valorização e a recomendação insistente do Rosário por vários papas foi, em especial, a partir das aparições de Lourdes (1858) e Fátima (1917). Nossa Senhora, em Fátima, revelou aos Três Pastorinhos algo de suma importância: “Não há problema de ordem pessoal, familiar e nacional que a oração do Terço não possa ajudar a resolver”. Nossa Senhora, então, evidencia que a oração do santo rosário tem uma importância em todas as áreas de nossa vida e que, rezando com fé e devoção, podemos alcançar as graças necessárias de que precisamos.
O Papa Paulo VI, em atitude de fé, afirma que ‘Maria é caminho para Cristo, e isso significa que o recurso contínuo a ela exige que se procure nela, para ela e com ela, Cristo Salvador, a quem devemos nos dirigir sempre’ (Encíclica Mense, 29 de abril de 1965). O Papa São João Paulo II, por sua vez, na ‘Rosarium Virginis Mariae’ declarou algo forte sobre a oração do Rosário: ‘Percorrer com ela (Maria) as cenas do Rosário é como frequentar “escola” de Maria para ler Cristo, penetrar nos Seus segredos, contemplar a Sua mensagem’. São João Paulo II chegou a afirmar que o Rosário era sua oração predileta.
Papa Bento XVI destaca a importância dessa oração dizendo que o Rosário nos conduz a Cristo, e percebemos essa verdade quando ele afirma que ‘O Rosário é a oração do coração em que a repetição da “Ave-Maria” orienta o pensamento e o afeto para Cristo. É a oração que ajuda a meditar a Palavra de Deus e assimilar a Comunhão Eucarística sob o modelo de Maria, que guardava em seu coração tudo aquilo que Jesus fazia e dizia, e sua própria presença’. O Papa Bento também destaca que o Rosário é a oração contemplativa, acessível a todos, grandes e pequenos, leigos e clérigos, cultos ou pouco instruídos. O Rosário é arma espiritual na luta contra o mal, contra a violência, pela paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo.
A importância do Rosário é também enaltecida por São Luís Grignion de Montfort, dizendo que o ‘Rosário rezado com devoção, atenção e humildade, é o inimigo do demônio, pondo-o logo em fuga, é o martelo que o esmaga; santificação da alma, alegria dos anjos, melodia dos predestinados, o cântico do Novo Testamento, o prazer de Maria e a glória da Santíssima Trindade’ (Tratado da Verdadeira Devoção a Virgem Santíssima, nº 253).
Nesses tempos de violência e maldade, onde o demônio, como nunca, investe contra a família e os filhos de Deus, é preciso refugiarmo-nos sob a proteção daquela que, desde os primórdios, recebeu de Deus o poder e a missão de esmagar-lhe a cabeça. O instrumento maior dessa devoção é o Rosário.” Explica padre Ricardo.
Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias