COMBATE

A nossa vida é um combate. Revistamo-nos das armas espirituais!

Vivemos em um constante combate espiritual. Muitas vezes, não lutamos com as armas certas, pois não temos consciência dessa luta.

A Bíblia nos exorta a nos revestir das armas espirituais para enfrentarmos esse combate. No livro de Efésios, São Paulo nos orienta a vestir “a armadura de Deus” para resistirmos “às ciladas do diabo” (Efésios 6,11). Essa armadura inclui o cinto da verdade, a couraça da justiça, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. São Paulo nos ensina sobre a importância de estarmos preparados espiritualmente para os desafios que enfrentamos diariamente.

Foto ilustrativa: https://www.freepik.com/

O Catecismo da Igreja Católica nos lembra que, pelo sacramento do Batismo, somos chamados a ser soldados de Cristo, comprometidos em lutar contra o pecado e testemunhar a fé. Os dogmas da Igreja, baseados nas Escrituras e na Tradição, oferecem um fundamento sólido para essa batalha espiritual. Os santos também forneceram exemplos inspiradores de como viver essa luta com coragem e perseverança, usando a oração, os sacramentos e a prática das virtudes como armas poderosas contra o mal.

O Papa Francisco, em suas catequeses, enfatiza a necessidade de vigilância e oração constante. Ele nos exorta a não sermos ingênuos quanto às realidades espirituais que nos cercam. Em uma de suas homilias, ele destacou que “o demônio está sempre à espreita” e que devemos estar atentos e firmes na fé. O Papa também nos lembra da importância da comunidade e da unidade na luta espiritual, pois juntos somos mais fortes. Assim, ao nos revestirmos das armas espirituais e nos unirmos, seguimos firmes na nossa missão de vencer o mal e viver plenamente o chamado de Deus.

O combate é constante e se não nos prepararmos já estaremos entrando nessa batalha como perdedores, por isso tenhamos a consciência dessa luta e vamos nos revestir da armadura de Deus, por meio da oração, dos sacramentos, do jejum e da penitência. Deus não nos abandonará, mas precisamos fazer a nossa parte.

“Finalmente, irmãos, fortale­cei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio” (Ef 6,10-11).

Deus abençoe!