“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6,33)
Quando falamos em prioridade, estamos falando de prevalência, preferência, ou seja, aquilo que precisa ter um lugar de destaque na sua e a na minha vida. E para entender com mais profundidade a palavra ‘prioridade’, vamos recorrer à Palavra de Deus, vamos ler a passagem bíblica que aborda uma das prioridades em nossa vida aqui na Terra.
“Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo” (Mt 6,33)
Mateus já nos apresenta, de imediato, o que é Prioridade na vida de todo ser humano. A Prioridade é buscar, buscar e buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus. Percebe, aqui, que a prioridade sempre será a prevalência do Reino de Deus, Ele em primeiro lugar sempre! Se Deus não estiver em primeiro lugar na sua vida, já deixa de ser prioridade, e o contrário de priorizar é ignorar, rejeitar, repudiar, recusar.
Interessante quando não temos prioridade na nossa vida, nos perdemos diante de tantas exigências que a vida nos traz e já não sabemos identificar o que, de fato, é necessário fazer. Uma pessoa que não busca a prioridade do Reino facilmente troca coisas por pessoas, tudo é relativizado, a prioridade são as coisas e não as pessoas. Veja bem: na sociedade atual, o que, de fato, ela precisa priorizar, ela simplesmente abandona: Deus, família, filhos e valores… Essa é uma triste constatação.
Eu e você podemos nos perder também, e não estamos isentos dessa realidade; o risco de abraçar o supérfluo e abandonar os valores é grande neste mundo imediatista.
Você, como esposo e pai de família, quando tem consciência da prioridade do Reino de Deus na sua vida, você abandona coisas e coloca pessoas, principalmente a sua família. Todos nós precisamos ter prioridades, e quando Deus está em primeiro lugar em nossa vida, tudo se organiza de forma sóbria, o amanhã perde força e dá lugar ao hoje, que se chama prioridade do AGORA.
“Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá a sua própria preocupação” (Mt 6,34)
Leia também:
:: Amar é dar prioridade! Dar a Deus o que é de Deus
:: O que é oração ao ritmo da vida?
A Prioridade não se torna refém do dia de amanhã pelo fato de Ela não existir ainda, a prioridade é hoje.
Vamos rezar?
Bom dia, Espírito Santo! O que vamos fazer juntos no dia de hoje?
Vamos pedir, hoje, ao Espírito Santo de Deus que Ele nos ajude sempre em tudo; que, em todas as nossas decisões, tenhamos Deus como prioridade em nossa vida, e que ele seja sempre o Primeiro.
“Vamos dar a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César” (Mateus 22,21)
A prioridade mora aqui. O resto é acréscimo.