ESCOLA DA ORAÇÃO

Ano da oração - Adoração Eucarística, caminho de oração

União com Jesus 

A adoração Eucarística nos leva a uma união com Jesus presente no Sacrário em corpo, sangue, alma e divindade. A Adoração Eucarística pode ser realizada também na presença de Jesus na Eucaristia exposta no altar em um ostensório.

São Pedro Julião Eymard, no seu livro “Flores da Eucaristia”, devotíssimo da adoração ao Santíssimo, nos deixou ensinamentos muito importantes:
“Jesus está no Santíssimo Sacramento para receber dos homens as mesmas homenagens que lhe prestaram os que tiveram a felicidade de acercar-se d’Ele durante sua vida mortal.”

“É quando o grão está escondido na terra que se produz a fecundidade. É no silêncio da Adoração Eucarística que está a semente das virtudes.”

“Jesus, no Santíssimo Sacramento, permanece em oração contínua, contemplando, sem cessar, a glória de Seu Pai e intercedendo por nós (Hb 7,25), a fim de nos ensinar que, na oração, está o segredo da vida interior”.

“Toda perfeição do adorador consiste em consagrar-se continuamente a Jesus por amor.”

“Jesus revestiu o estado sacramental para continuar a honrar e glorificar o Pai.”

“Ele ama, por isso nos espera! Jesus prefere esperar pelo pecador durante anos seguidos a que este espere por Ele um só instante.”

Escola da oração 

A adoração ao Santíssimo é uma escola da oração. Santa Teresinha ensina a estar 15 minutos de oração diante do Sacrário. Ela revela o que Jesus lhe ensinou: “Não é necessário, meu filho, saber muito para Me agradar muito, basta que Me ames com fervor. Fala-me, pois, com simplicidade e com candura, como falarias ao íntimo de teus amigos, como falarias a tua mãe, a teu irmão.

Precisas fazer-me alguma súplica em favor de alguém? Diz-me o seu nome, quer seja o de teus pais, quer o de teus irmãos e amigos; diz-me em seguida o que eu fizesse atualmente em favor deles. Pede muito, muito; não desanimes de pedir, deleitam-se os corações generosos, que chegam a ponto de esquecerem-me assim com sinceridade e com carinho a respeito dos pobres que queres consolar, dos enfermos que vês padecer, dos extraviados que desejas conduzir ao bom caminho, dos amigos ausentes. Recorda-me que prometi ouvir toda súplica que sair do coração. E não deverá ser do coração o pedido que me diriges por aqueles que teu coração mais especialmente ama?

E para ti, necessitas alguma graça? Se queres, organiza uma espécie de catálogo de tuas necessidades, e vem lê-lo em minha presença. Dize-me francamente que sentes em ti soberba, amor e sensualidade e ao regalo, que és talvez egoísta, inconstante, negligente… E pede-me sem demora que venha em auxílio dos esforços, poucos e muitos, que fazes para sacudir de ti tais misérias. Não te envergonhes, pobre alma! Há, no céu, tantos e tantos justos, tantos e tantos santos de primeira ordem, que tiveram esses mesmos defeitos! Porém, oraram com humildade e, pouco a pouco, se viram livres deles.

Súplica a Deus 

E ainda menos duvides pedir-me bens espirituais e temporais: saúde, memória, êxito feliz nos trabalhos, negócios ou estudos… Tudo isso posso dar-te e o dou, e desejo que me peçam, contanto que não seja contrário, mas antes seja conveniente e auxilie tua santificação. Agora mesmo, que necessitas? Que posso fazer em teu bem? Se souberes o desejo que tenho de favorecer-te!

Trazes presentemente algum projeto entre as mãos? Conta-me tudo minuciosamente. Que te preocupa? Em que pensas? Que desejas? Que posso fazer por teu irmão, por tua irmã, por teu amigo, por teu superior? Que desejarias fazer por eles?

E por mim? Sentes desejo da minha glória? Não quererias poder fazer algum bem a teu próximo, a seus amigos, a quem amarás muito e que talvez vivam esquecidos de mim?

Diz-me que coisa chama, hoje, particularmente, tua atenção, que há nelas mais vivamente, e com que meios contas para consegui-lo? Dize-me se te sai mal a tua empresa, e Eu te darei as causas do mau êxito. Não queres que Eu tome algum interesse por ti? Sou, meu filho, sou senhor das orações, e docemente os levo, sem prejuízo de sua liberdade, para onde me apraz.

Abertura de coração

Sentes acaso tristeza ou mau humor? Conta-me, alma desconsolada, tuas tristezas com todos os pormenores. Que te feriu? Quem ofendeu teu amor próprio? Quem te desprezou? Aproxima-te do meu coração, que tem bálsamo eficaz para as feridas do teu. Dá-me conta de tudo, e acabarás em breve por dizer-me que a minha imitação tudo perdoas, tudo esqueces, e em prêmio receberás minha bênção consoladora.

Temes por ventura? Sentes em tua alma aquelas vagas melancolias, que, ainda que juntas, não deixam de lacerar o teu coração? Lance-te nos braços de minha providência. Estou contigo: aqui me tens a teu lado, vejo tudo, ouço tudo, nenhum momento te desamparo.

Sentes indiferença da parte de pessoas que pouco antes te queriam bem, e agora, esquecidas, se desviam de ti, sem que lhes tenha dado o menor motivo? Roga por elas e Eu as retribuirei a teu lado, se não servirem de obstáculo a tua santificação.

E não tens alguma alegria e consolação que comuniques? Porque não me fazes participante delas como a bom amigo? Conta-me o que desde ontem, desde a última visita que fizeste, consolou e fez como que expandir o teu coração? Talvez tenha tido agradáveis surpresas, talvez visses dissipado negros receios, recebestes alegres notícias, uma carta, um sinal de carinho; venceste uma dificuldade, saíste bem de um apuro. Tudo é obra minha, e Eu dispus isso em teu favor, porque não hás de manifestar-me por isto tua gratidão e dizer-me sinceramente como um filho a seu pai: graças, meu pai, graças infinitas. O agradecimento traz consigo novos benefícios: porque agrada ao benfeitor ver-se correspondido.

Leia mais
.:Orações para fazer diante de Jesus Eucarístico
.:Adoração a Jesus Sacramentado

O tempo de Deus 

Pois bem, filho meu, volta às tuas ocupações de costume, a tua oficina, tua família, a teu estudo… Porém, não esqueças os 15 minutos da grata conversação que tivemos aqui ambos, na solidão do Santuário.

Guarda, em tudo quanto puderes, silêncio, modéstia, recolhimento, resignação, caridade com o próximo. Ama minha mãe, que também é tua – a Virgem Santíssima –, e volta outra vez amanhã com o coração mais amoroso ainda, mais entregue ao meu serviço, e no meu encontrarás cada dia novo amor, novos benefícios, novas consolações”.

Penso que essa reflexão de Santa Teresinha nos ajuda a fazer a nossa adoração a Jesus no Sacrário. Usa este tempo para louvar, agradecer, bendizer, reparar os pecados e pedir as graças que precisa para você e para os outros.

 

Deixe seu comentários

Comentário