APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Dar a Deus o que é de Deus!

Nosso exemplo é Maria!

Hoje, somos convidados, por nossa Mãe Celestial, a Virgem Maria a repetir Sua oferta total a Deus. Ao relembrar, nesta data, Sua apresentação ao templo, contemplamos seus pais Santa Ana e São Joaquim, conduzindo a pequena Maria menina a ser toda de Deus. Eles sabiam que a gestação que gerou Maria foi um milagre, e sabemos por tradição que seus pais como resposta já haviam prometido dar a Deus sua filha para servir no templo.

:: Nosso coração é o teu Reino

Ao meditarmos, Maria provavelmente com cerca de três ou quatro anos de idade, subindo as escadas do templo, somos chamados também a seguir seus passos. Hoje Maria, nossa Mãe, também repete o que seus pais Joaquim e Ana fizeram com ela, e ela nos conduz até o templo e nos convida a consagrarmos toda nossa existência para Deus.

Santa Ana e São Joaquim conduziram a pequena Maria menina a ser toda de Deus | Foto ilustrativa: franciscogonzalez via Cathopic

Na sua tenra idade, Ela ainda não tinha dimensão dos planos de Deus Pai para Ela e, assim, hoje, talvez também nós não temos a total clareza de qual é nossa missão nesse mundo. Porém, o mais importante não é ter o roteiro da nossa missão, o plano de Deus para nós nos mínimos detalhes. Nossa vida deve seguir os passos de Maria, um sim total diariamente. Se Maria soube responder ao Anjo Gabriel: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”, é porque Ela, ainda pequena, já havia também aprendido que sua vida era para fazer a vontade de Deus.

Fazer a vontade de Deus é dar a Deus o que é de Deus. E o que somos, afinal? Somos seus filhos, e todo Pai quer o melhor para cada um dos seus filhos. Logo, fazer a vontade de Deus como Maria fez é encontrar o caminho mais perfeito para a própria realização. No entanto, não falamos de realizações humanas dessas que só os homens são capazes de ver no nível material. Falamos da verdadeira e plena realização humana, que eleva a alma do homem ao seu mais alto nível interior, falamos de alcançar a própria santidade. Não é possível mirar como exemplo Maria, sem ver n’Ela o esplendor da graça, Ela é a “Cheia de Graça”, a que foi preservada do pecado, por isso, foi eleita para ser a Mãe do Salvador. E se Ela alcançou tantos méritos e graças e goza de plena felicidade, foi porque se submeteu a fazer a Vontade de Deus, se submeteu aos planos de Deus, se submeteu, desde criancinha, não se opôs a ser consagrada a Deus por seus pais, mas docilmente se entregou a fazer o que Deus queria.

Leia também:
:: Cair em si para voltar para o Pai
:: Qual o significado dos sacramentais na vida cristã?
:: O amor que dá avida! Martírio de São Maximiliano Kolbe

Como católicos, também devemos conservar esse santo e bom costume de entregar e consagrar nossos filhos para Deus, pois eles são pertenças de Deus; e o Pai do Céu é o primeiro a querer a plena realização e felicidade de seus filhos. Se você é pai e mãe e nunca fez esse ato de entrega, te convido a, hoje, entregar a vida dos seus filhos para o serviço de Deus, com certeza o céu acolhera com alegria essa oração profunda e conduzirá o caminho deles, como conduziu o de Maria menina para ser a Mãe de Jesus.

É esse o convite d’Ela como Mãe a nós, seus filhos, consagrar tudo o que somos e o que fazemos à Vontade de Deus, a querer, no mais profundo do nosso interior, fazer e seguir o projeto para nossa vocação, para nossa existência. E como tudo isso se dará? Não precisamos inquietar nossa alma. Basta fazer com amor e ofertar todos nossos atos, nossos deveres diários da melhor forma possível, sem contestar ou reclamar. Sem se irritar ou inquietar-se, pois a santidade não consiste no que os homens são capazes de ver, mas na intensidade de amor que fazemos para Deus.

Qual é meu dever neste momento? Então, aí está a vontade de Deus. E se fazer a vontade de Deus é a maneira de amá-Lo, então, o farei com todo meu zelo, pois sei que assim estou agradando Seu Sagrado Coração. E o que é meu dever neste momento é algo que os outros podem ver ou não, isso não é o essencial, o essencial é, se no escondido do meu coração, estou fazendo por amor a Deus ou não.

Magda Ishikawa Florêncio
Com. Canção Nova

 

Deixe seu comentários

Comentário