ORAÇÃO

Escolas de oração: os caminhos para uma vida de oração fecunda

Estamos em preparação para o ano jubilar, e é um desejo do Santo Padre, o Papa Francisco, que toda a Igreja se prepare para viver este momento. Por este motivo, o Papa pede que este ano de 2024 seja um ano dedicado à oração, a fim de redescobrirmos a importância da oração pessoal. De modo especial, vamos tratar sobre a importância de se viver numa Escola de Oração.

É impossível falar de oração sem nos voltarmos à Pessoa do próprio Cristo: o Filho de Deus, ao longo das passagens bíblicas, viveu intimamente unido ao Pai em cada instante de sua vida. Ao mesmo tempo, podemos identificar momentos em que Jesus se retirava para orar, seja sozinho ou acompanhado de alguns de seus discípulos. Aqui encontramos, portanto, a principal referência na busca pela oração pessoal e a intimidade com Deus: a exemplo de Jesus Cristo, o próprio Filho de Deus, temos que buscar momentos de encontro com Deus, de intimidade, estando com Ele, falando com Ele.

Foto: freepik.com

Se caminharmos pelos textos bíblicos, veremos que o exemplo de Jesus alcançou os seus discípulos de tal maneira que os provocou a fazer um ousado pedido ao Mestre: “Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: ‘Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos” (Lc 11,1).

Pare a leitura do texto por um instante e imagine esta cena: os discípulos tinham acabado de ver o seu Mestre em oração. O pedido que eles fizeram alcança um sentido mais pleno e profundo quando se compreende que a cena contemplada pelos discípulos gerou um profundo impacto neles, que não se encontraram em outra condição a não ser pedir que o Mestre os mostrasse o caminho para que pudessem viver aquela mesma experiência. É nesse sentido que nasce a Escola de Oração.

A primeira coisa que precisa ficar bem clara é a finalidade da Escola de Oração. Nós precisamos encontrar, cada vez mais, o caminho que nos coloca no encontro com Deus, em uma relação de intimidade e diálogo, buscando um contínuo e permanente encontro.

E a segunda coisa é a necessidade de ser ajudado. Os discípulos manifestaram o seu pedido de ajuda ao Mestre, e Este os ensinou, formou-os, mostrou-lhes o caminho da oração. Na Igreja, nós somos continuamente formados neste discipulado. Para vivermos bem uma Escola de Oração, precisamos da ajuda do Mestre, Jesus Cristo, que deseja nos formar continuamente, mas precisamos também da ajuda de outros que possam nos guiar nesta via da vida de oração. Eis, portanto, a necessidade e a importância do acompanhamento de um diretor espiritual. A história dos santos revelam e confirmam: para ser santo, é preciso ser conduzido por alguém que o ajude a encontrar o remédio, a via certa, para uma maturidade espiritual.

É claro que, em todo caso, há elementos e características da vida de oração que são essenciais. O documento preparatório para o Ano da Oração, “Ensina-nos a rezar”, destaca alguns destes elementos: a adoração, que trabalha em nós a humildade, pois nos colocamos na presença do Senhor a fim de reconhecermos o seu senhorio em nossas vidas, a sua soberania e compreendendo também a nossa condição fraca e tão necessitada de Deus; o louvor e a Ação de Graças, que nos leva a ter o olhar voltado para a bondade, o amor e a misericórdia de Deus com profunda gratidão pelo que Ele é e nos concede; a Intercessão, uma oração que gera a comunhão, uma vez que rogamos a Deus uns pelos outros; a Súplica, uma oração que revela o quão necessitados de Deus nós somos e, por isso, nos dirigimos a Ele com nossos pedidos, confiantes de que o Senhor nos ouvirá e atenderá.

A partir destes elementos, o convite da Igreja para nós é que possamos intensificar nossas orações para vivermos bem este tempo de preparação ao Jubileu em 2025. Mas fica aqui uma provocação: que tal ir mais além e mergulhar mais fundo? Você viu a importância de ter alguém que nos conduza na vida de oração, nos formando nesta escola e ajudando a nos firmar neste caminho. Que tal dar esse passo? Busque um bom diretor espiritual, procure alguém que possa ajudá-lo a caminhar, que o ajude a ser formado nesta Escola de Oração.

Deus abençoe você e o seu bom propósito!