QUAL O MELHOR CAMINHO?

Mês das vocações: O jovem em busca da vontade de Deus

“Ensina-nos a rezar”

Estamos em preparação para o Grande Jubileu de 2025, e o Santo Padre, o Papa Francisco, dedicou todo esse ano de 2024 como o Ano da Oração, para, assim, nos prepararmos bem para o Ano jubilar. Sendo este um ano dedicado à oração, a Igreja quer também evidenciar a importância e a necessidade da oração em nossa vida, e como ela permeia toda a nossa história, levando em conta que somos chamados a estabelecer não apenas momentos de oração, mas ter uma vida de oração. O capítulo 5 do subsídio preparado para o Ano da Oração (“Ensina-nos a rezar”) evidencia a oração dos jovens.

A oração dos jovens: em busca da vontade de Deus

Créditos: pastorscott / GettyImagens

A juventude é um dos períodos decisivos em nossa vida. É o tempo de mudanças, de descobertas, de decisões. É o tempo de criar metas, tempo de sonhar, tempo de dar passos e seguir uma direção. Os jovens são tidos como inovadores: estão em busca do que é novo; sua jovialidade traz vida ao ambiente. Ao mesmo tempo, querem encontrar um sentido para as coisas: são questionadores, querem compreender cada coisa a fim de dar passos a uma resposta decisiva. No aspecto religioso, não é diferente. Se até aqui o jovem foi conduzido por sua família, este é o tempo de maturidade em que o jovem começa a dar uma resposta autônoma e enraizar-se na própria fé.

Chamado à santidade

É por isso que a oração é um dos pontos importantes também na vida do jovem. Para este tempo de novidades, de buscas, de descobertas e decisões, cada jovem precisa ter a oração como a via da escuta de Deus, a fim de encontrar-se com a Sua vontade e, assim, concretizá-la. Na vida da maioria dos santos foi assim: em um momento de sua vida, especialmente na juventude, depararam-se com o chamado de Deus e decidiram-se por corresponder. Mas este chamado não se trata apenas de uma vocação religiosa, mas também o chamado a uma vida ordinária em uma profissão específica.

A vida de oração para o jovem é um grande auxílio nesse processo de escolhas e discernimento, pois se direciona para o encontro com a vontade de Deus. Sendo assim, temos aqui mais um ponto importante para a oração do jovem: precisa ser um movimento de escuta atenta à voz do Senhor. Por consequência, se o jovem é chamado à escuta, é chamado à intimidade, e por isso antecipa-se, então, a necessidade de um encontro.

Encontro marcante

Um ponto muito importante para essa etapa da juventude é o momento decisivo de um encontro pessoal com Jesus Cristo, uma experiência profunda com Deus. Sem isso, a fé vai esfriando e a relação com Deus vai sendo deixada em segundo plano. É por isso que, nessa etapa de maturidade, é preciso também que o jovem busque concretizar, cada vez mais, a sua experiência com Deus.

Mas como já foi dito, é característico aos jovens a inovação. Toda essa experiência de fé e oração também pode ser vivida com essa forma nova e vibrante, que é própria da juventude. O Acampamento PHN, por exemplo, traz essa forma nova para a juventude: atividades que interagem e envolvem diretamente os jovens, favorecendo-lhes um momento marcante de encontro com Deus. É por isso que vemos também a importância de momentos assim na vida deles, favorecendo essa experiência forte com Deus.

Comunhão fraterna

A fase da juventude é marcada também pelo senso comunitário. Se você, que está lendo esse artigo, é jovem, com certeza você tem algum “grupinho” ao qual você pertença; e se você já passou pela juventude, provavelmente, tem ainda algum grupo que perdurou ao longo dos anos e é fortalecido ao longo dos anos da vida adulta. Observando isso, é importante também destacar que essa experiência com Deus, a experiência de oração, a busca pela vontade de Deus, ainda que seja um relacionamento pessoal, pode e deve ser estimulada a partir de um senso comunitário.

São muitos os grupos de oração jovem nas paróquias e dioceses que favorecem essa experiência. O grupo de oração jovem tem sua importância porque estimula ainda a partilha mútua de experiência de vida, o testemunho que se torna uma grande ferramenta neste processo e a colaboração de um para com o outro nas suas necessidades, à medida em que vive essa caminhada.

Sendo assim, você jovem, é chamado também a ir mais fundo neste Ano da Oração. É tempo de viver a oração de modo comunitário e pessoal. É tempo de criar as raízes em Deus e colocar-se à escuta de Sua vontade. Neste tempo de decisões, que é essa fase, você, jovem, é chamado a tomar uma grande e importante decisão: a decisão de permanecer em Deus. E isso, claro, só se concretizará por uma fecunda vida de oração.

.:Preparação para o Jubileu 2025: o que é Jubileu?
.:Canção Nova lança site especial com conteúdo sobre Jubileu 2025