ESTUDO BÍBLICO

O método ensinado por Padre Jonas para ler a Bíblia

A Bíblia foi escrita para você!

Recentemente, eu ouvi que, na época de Santa Teresinha do Menino Jesus, não era fácil ter acesso à Bíblia. Conta-se, na história dela, que ela teve acesso a pequenos textos do Antigo Testamento que foram copiados por uma de suas irmãs para um caderno que, depois, a santa pôde ler. Histórias como essa na vida dos santos parecem muito distantes da nossa realidade. Em qualquer grande livraria, você encontra Bíblias para vender, e com qualquer pesquisa na internet você consegue ter acesso on-line a uma Bíblia. Graças a Deus, hoje, temos muita facilidade, e não temos mais tantas desculpas para ler os textos sagrados.

Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, foi no Brasil um dos grandes propagadores da Bíblia. Sempre nas pregações, usava muito e fazia o povo usar também. Chegou a ser chamado pelo povo de Padre Jonas da Bíblia por tamanho amor que tinha às Sagradas Escrituras. Devemos a ele muito do que temos hoje como evangelização no Brasil. Ele não teve medo de colocar a Palavra de Deus na mão do povo, e os frutos são abundantes.

O método ensinado por Padre Jonas para ler a Bíblia

Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Um dos primeiros livros do Padre Jonas foi chamado de “A Bíblia foi escrita para você”, onde explicava ao povo um método de leitura da Palavra de Deus muito eficaz e de fácil compreensão. Mas o que poucos sabem é que esse método foi desenvolvido pelo padre para trabalhar com os jovens. Desde muito cedo, no exercício do ministério sacerdotal, o padre teve um amor preferencial pelos jovens e buscou dar conteúdos sólidos para eles. Um desses conteúdos foi o acesso à Palavra de Deus por meio deste método. Inclusive, foi em um encontro realizado com esses jovens, em 1977, na “Casa de Maria”, em Queluz-SP, que o padre explicou o método e também foi incomodado por Deus para realizar o que, na história da Canção Nova, ficou conhecido como o “chamado”, onde os primeiros se levantaram e deram ‘sim’ a Deus para viver em comunidade. Assim surgiu a Canção Nova, e como afirmou diversas vezes o Padre Jonas: “A Canção Nova nasceu da Palavra de Deus!”.

O método é simples. O padre nos ensina a termos um diário espiritual onde, todos os dias, vamos fazer o nosso estudo bíblico, vamos anotar, escrever neste caderno as coisas mais importantes. Um detalhe importante é que o método não tem a finalidade de nos fazer exegetas, estudiosos da Sagrada Escritura, mas quer nos introduzir na vida de oração que a Palavra de Deus nos aponta. O que mais importa no método é estarmos em contato com Deus e ouvirmos d’Ele o que precisamos viver para sermos santos.

Padre Jonas elabora uma lista dos livros com os quais devemos fazer o nosso Estudos Bíblico, começando pelo Novo Testamento, mais especificamente pela 1º Carta de São João. A partir daí, há uma sequência de livros muito bem elaborados para que possamos, dia a dia, nos encontrar com Jesus na Palavra.

Mãos à obra

O padre nos ensina a, todos os dias, fazer o estudo de um capítulo da Bíblia. No caderno, anota-se a data, a passagem bíblica daquele dia e, em seguida, parte-se para a leitura da passagem. Nela somos convidados a procurar as Promessas de Deus, as Ordens de Deus para obedecer e os Princípios Eternos. Encontrando, vamos escrevê-los no nosso diário espiritual tal qual se encontra na Bíblia. Isso nos ajuda a memorizar as passagens e a não esquecer o que o Senhor está nos falando. Depois disso, vamos escrever, no nosso diário espiritual, a Mensagem de Deus para mim hoje, onde vamos colocar, com as nossas palavras, o que aquela passagem, que foi meditada naquele dia, está nos falando pessoalmente. Em seguida e por fim, vamos nos perguntar e escrever no nosso diário espiritual: Como aplicar isso em minha vida? Vamos colocar, de forma concreta, o que precisamos fazer para vivermos aquela palavra que meditamos naquele dia.

Pronto! O método do padre é basicamente isso. Simples e de fácil acesso a todos. Não temos desculpas para não termos contato com a Palavra de Deus, muito menos para não rezarmos com a Palavra que gera vida em nós. O mais importante de tudo isso é rezarmos com a Palavra e crescermos no conhecimento e na busca pela santidade.

Leia mais
.:Por onde começar um estudo bíblico?
.:Vamos fazer juntos o diário espiritual?
.:Aprenda o método de Monsenhor Jonas Abib para ler a Bíblia

Se você gostou e se interessou em saber mais, pode procurar, na internet, que existem vídeos e artigos explicando este método tão precioso de forma mais aprofundada, inclusive pelo próprio Padre Jonas. Mas eu aconselho a comprar urgentemente o livro que antes foi chamado “A Bíblia foi escrita para você”, e que hoje, em uma versão atualizada, foi publicado e chamado pelo Padre Jonas de “A Bíblia no meu dia a dia”. Não perca tempo! O contato com a Palavra de Deus é um contato com o Senhor que quer nos falar diariamente.

Deus te abençoe!

Deixe seu comentários

Comentário