COMECE AGORA

Rezar e ter intimidade com Deus: é preciso aprender?

“Quanto a ti, quando quiserdes orar, entra em teu quarto mais retirado, tranca a tua porta, e drige a tua oração ao teu Pai que está ali, no segredo. E teu Pai, que vê no segredo, te retribuirá” (Mt 6,7)

Jesus, nos Evangelhos, nos fala da importância da oração e nos deixa também um exemplo, pois Ele mesmo, após passar uma manhã ou dia inteiro anunciando o Reino, sempre reservava um tempo para orar, para estar a sós com Deus. Esse versículo do Evangelho de São Mateus nos ajuda a entender que a oração pessoal não pode ser feita de qualquer forma e em qualquer lugar. Visto que, hoje, temos muitas distrações a nossa volta, essa orientação de Jesus é fundamental para quem deseja crescer na oração pessoal, na intimidade com o Senhor, porque orar não é uma tarefa fácil, exige de nós querer, exige esforço e disposição de travar o combate necessário para esvaziar-se de si mesmo e entrar no coração de Deus. A oração é de uma força tão grande, que Jesus a associou à eficácia para expulsar os demônios junto com o jejum (cf. Mt 17,21).

Rezar e ter intimidade com Deus: é preciso aprender?

Crédito: Pra-chid / GettyImages

Precisamos, realmente, crescer na vida de oração. Não podemos ficar à base de orações prontas com respostas fáceis, como são as jaculatórias, as novenas, os terços e tantas outras que não são ruins, muito boas por sinal e facilitam as nossas práticas de devoção, mas o que devemos realmente aprender é a rezar, a estar a sós com Deus para podermos ser amados, para ouvi-Lo, falar com Ele e aderir a Seu plano de amor. É impressionante como quase tudo a nossa volta não nos ajuda! Temos um aparelho que fica em nossas mãos, e o tempo todo chama a atenção para si, porque resolveram colocar nele quase todas as coisas de que necessitamos; também encontramos, por meio dele, pessoas que falam de Deus, que nos ajudam em nossas práticas de devoção. No entanto, se quisermos, de verdade, ser íntimos de Deus, precisamos, todos os dias, reservar um pequeno espaço de tempo para rezar. Talvez, a oração não seja fluente todos os dias, mas o importante é a fidelidade, a prática que, de pouco em pouco, nos levará à perfeição da oração.

A oração não é algo reservado apenas aos religiosos de vida contemplativa, de apostolado e aos sacerdotes, mas a todo o povo de Deus, sejam eles consagrados ou não em alguma ordem religiosa ou nova comunidade, todos somos chamados a rezar, porque como disse Jesus em Mateus 7,7ss, “pedi, e vos será dado; procurai, e encontrareis; batei e se abrirá para vós. De fato, todo o que pede recebe, quem procura encontra, a quem bate se abrirá.” Só dessa forma, na persistência, é que seremos livres de tudo que nos aprisiona. Só assim, Deus, na insistência, seremos fortalecidos em nossas aflições e tribulações; e é interessante perceber que o segredo da oração está na persistência diária – animado, desanimado, com vontade, sem vontade, triste, alegre, doente ou são, precisamos rezar. E o que não conseguirmos com nossas forças, Deus nos dará porque nos ama.

.:Afinal, o que é a oração?
.:Coletânea de Orações On-Line
.:Oração ao Pai das Misericórdias

A Igreja entendeu que a oração é tão importante que, das 4 partes do Catecismo da Igreja Católica, ela dedicou uma parte a só falar da oração na vida cristã; são mais de 300 parágrafos com citações da Palavra de Deus, da Tradição Cristã, do Magistério da Igreja e dos Santos que tão bem viveram a oração em sua perfeita relação viva e pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. No parágrafo 2559, diz assim: “A humildade é o fundamento da oração”. De fato, precisamos rezar para estreitar nossa relação com Deus. E que tal nos aplicarmos a aprender, com a Igreja, essa forma tão linda de relacionar-se com Ele? Eu gosto de rezar com os Salmos. Não sigo uma ordem, mas abro a Bíblia no livro dos Salmos e o que saltar a meus olhos será ele a me levar a orar; e tem sido uma experiência riquíssima! Espero que também você se deixe despertar pelo Espírito Santo para a vida interior e comece um tempo novo em sua vida por meio da oração dirigida a Deus.

Deus o abençoe