TENHO FÉ?

Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11,6)

Aprendendo com São Tomé

Nas Sagradas Escrituras, encontramos uma figura emblemática que caminhou com Jesus, conheceu de perto, foi chamado por Ele, seguiu-O, mas, no momento em que precisou usar da sua fé, descobriu que ela lhe faltou. Isso mesmo, estamos falando de São Tomé, aquele que popularmente conhecemos como o apóstolo que precisou ver para crer.

Quem nos conta essa história é São João Evangelista. No capítulo 20 do Evangelho, encontramos Jesus que aparece ressuscitado a Maria Madalena e aos onze reunidos, mas Tomé não estava com eles. Em um outro momento, Jesus Ressuscitado volta e aparece a Tomé. Dessa aparição, temos muito que aprender.

São Tomé escuta o testemunho dos apóstolos que viram o Senhor, mas não acredita. Para ele é preciso ver e tocar em Jesus. Isso, de fato, acontece. Jesus aparece e permite que Tomé o toque, expressando uma magnífica profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28). A partir daquele momento, o apóstolo incrédulo começa a crer. Mas recebe uma correção de Jesus: “Por que me viste, creste? Felizes os que não viram e creram!” (Jo 20,29). Nessas palavras de Jesus, queremos nos deter.

Sejamos pessoas de Fé

Perceba que Jesus classifica dois grupos de pessoas que têm fé: aqueles que creram porque viram; e aqueles que creram sem ter visto. Fica claro que, perante Ele, os que creem sem ter visto possuem maior recompensa, porque creem com uma fé muito maior.

O autor da carta aos Hebreus, apresentando os grandes homens de fé do Antigo Testamento, afirma que “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima deve crer que ele existe e recompensa os que o procuram.” (Hb 11,6). Com isso já percebemos que a fé é essencial no relacionamento com Deus.

Somos peregrinos nesta vida; a nossa verdadeira pátria é o céu, a eternidade preparada por Deus para cada um de nós. Mas enquanto caminhamos neste “vale de lágrimas”, precisamos caminhar com fé e com os olhos sempre fixos em Deus. Hoje, participamos daquele grupo que, mesmo sem ver o Senhor, acredita. Somos uma Igreja que vive de fé e que precisa testemunhá-la. Temos esse compromisso, mas, mais do que isso, precisamos de fé para nos relacionarmos com Jesus.

Sem fé é impossível agradar a Deus! (Hebreus 11, 6)

Créditos: ViktorCap / GettyImagens

A virtude da Fé

A fé é uma virtude teologal infundida por Deus na nossa alma no momento do nosso batismo, por isso, se somos batizados, ela já está dentro de nós, mas precisa ser praticada. Não é simplesmente confiar ou crer em alguém, mas confiar e crer em Deus, o Todo-poderoso, Aquele que tudo pode. Não é uma fé subjetiva, simples, sentimental; pelo contrário, é a fé que recebemos da Igreja.

Perceba que São Tomé escutou dos apóstolos que viram o Senhor um grande testemunho de fé: “Nós vimos o Senhor!” (Jo 20,25), mas, mesmo assim, não acreditou. Ele estava recebendo o testemunho da fé da Igreja, mas não aderiu a ela. Também nós corremos esse mesmo risco de ouvirmos o testemunho de fé de tantos homens e mulheres de Deus, santos que nos precederam, mas continuarmos em uma vida medíocre, sem fé, sem relacionamento com Ele.

No dia de hoje, o Senhor nos faz um convite para renovarmos a nossa fé n’Ele, porque, sem ela, não é possível agradar-Lhe. Jesus está nos pedindo para confiarmos n’Ele e não nos desesperarmos, porque o desespero é sintoma de uma grande falta de fé. A exemplo de São Tomé podemos exclamar: “Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé!”.

Que Deus nos ajude a, nas experiências da vida, renovar n’Ele a nossa fé e crescer, cada dia mais, na confiança n’Aquele que tudo pode e tudo governa com a Sua Divina Providência.

Deus o abençoe!

Deixe seu comentários

Comentário