CONQUISTA

Vive bem, quem reza bem!

A vida de oração é um conquista diária; e como nenhuma conquista é isenta de lutas, é preciso lutar para ser orante. Santa Teresa de Jesus afirma que oração e vida cômoda não combinam em nada; e, neste sentido, diz que uma das maiores vitórias do demônio é convencer alguém de que não é preciso rezar.

:: As distrações durante a oração

Ou seja, quando o assunto é vida de oração, é preciso ter consciência de que se trata de um luta espiritual, e para vencer o único caminho é rezar com ou sem vontade. E isso serve para todos nós, já que, com o passar do tempo e o acúmulo de atividades, corremos o risco de, aos poucos, irmos deixando a oração de lado ou rezarmos de qualquer jeito, até chegarmos a um “deserto espiritual” e termos uma certa apatia quando o assunto é oração. Mas é justamente nesta hora que precisamos ir além dos sentimentos e considerarmos que o “deserto também é fecundo” quando vivido em Deus, e não desanimarmos.

“Orar e vigiar!” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

O fato é que temos andado tão distraídos e preocupados com tudo o que está acontecendo a nossa volta, que acabamos fragmentados, confusos e inseguros. Sem reconhecer, de fato, quem somos e qual é a nosso papel neste mundo. Resultado disso é a busca desenfreada por prazer e poder imediato, e pouca empatia em relação ao próximo. Ou seja, a falta de sentido na vida!

Jesus era consciente deste perigo e nos ensinou que é preciso “vigiar e orar” para não cair na tentação, em todos os sentidos e também neste. Ele, às vezes, parece dormindo no barco de nossa vida, mas, na verdade, nunca nos abandona. Se lhe despertamos com nossa oração, Ele se levanta e “acalma nossa tempestade”.

Leia também:
:: Como saber se sou chamado para uma vida religiosa ou sacerdotal
:: Vida Consagrada para o Papa Francisco
:: Pais, os melhores amigos dos filhos!

Porém, se escolhemos nos deixar guiar por nossos impulsos, realmente podemos perder o contato com nossa essência e passarmos por este mundo levados pela insegurança e a euforia. Sem saber quem somos, de onde viemos e para onde estamos indo, ou seja, vivendo mal.

Fixar nossa alma em Deus por meio de uma vida pautada pela oração me parece que é o meio para vencermos esta tempestade e reencontramos a paz que tanto buscamos.

Deixo aqui algumas pistas que podem servir para ajudá-lo a rezar, mas espero que você mesmo faça a experiência de descobrir seu melhor horário e lugar para entrar em sintonia com Deus, rezar e descobrir a alegria que é está na presença d’Ele por meio da oração.

1- Escolha o horário e o tempo que quer dedicar à sua oração e procure ser fiel a esse propósito diariamente, aconteça o que acontecer.

2- Fundamente sua oração na Palavra de Deus e na Sua verdade. Fale com Ele com confiança e sem reservas, como quem fala com um amigo.

3- Reze com humildade, detendo-se sempre na palavra: “Seja feita a vossa vontade”. Lembre-se de que sua oração não pode ser movida simplesmente por gosto ou exigência, mas, acima de tudo, por gratuidade e confiança na misericórdia de Deus.

4- Pratique o que você rezou e não desvincule suas obras da oração, pois uma coisa tem tudo a ver com a outra. Caridade, perdão, alegria, confiança, fraternidade e paciência são características de quem reza.

5- Tenha seu próprio ritmo de oração. A imitação e a comparação não ajudam em nada. A vida dos santos, por exemplo, são setas que apontam para o céu, mas é você quem deve dar seus próprios passos para chegar até lá. Em todo caso, desejo que em cada amanhecer e também nas “noites escuras” você experimente, pela oração, o amor e a verdadeira felicidade, porque experiências comprovam que “Vive bem, quem reza bem!”.

Dijanira Silva
Missionária da Com. Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário