CONTEMPLAÇÃO

As distrações durante a oração

Você já entrou na capela para rezar e percebeu que, embora o seu corpo estivesse ali, seus pensamentos estavam viajando pelo mundo afora? Você pensou na morte da bezerra, no velório, no enterro e na missa de sétimo dia. Mas não foi capaz de meditar um simples versículo da Sagrada Escritura. A distração durante a oração é uma das coisas mais difíceis para aqueles que estão começando a trilhar um caminho de vida interior. E pode gerar um grande desânimo para a alma.

:: Nós somos a Igreja da Cruz

Essa dificuldade se manifesta de dois modos. Primeiro, porque a pessoa não sabe lidar para que, no momento da oração, não tenha inúmeras distrações. Segundo, porque caso a pessoa esteja em oração e apareça alguma distração, ela não sabe lidar com a própria distração de forma que volte para a centralidade da oração.

A oração é uma necessidade para o homem alcançar a salvação pessoal e mais, para alcançar  a excelência do que é ser humano, a união com Deus. | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Portanto, nesse texto, vamos tratar sobre como nos prepararmos bem para não cairmos no abismo das distrações.

A preparação feita à distância

O remédio para se livrar das distrações começa bem antes do momento em que a pessoa se coloca para rezar. Os hábitos que o sujeito possui interferem diretamente em sua vida de oração. Por exemplo, uma pessoa que não desgruda do celular, que vive entrando em redes sociais, está sempre preocupada com novas notícias, certamente, esse tipo de pessoa terá muita dificuldade em rezar. Quanto mais tiver contato com inúmeras informações inúteis, mais difícil será de se centrar em uma atividade como uma leitura espiritual ou até mesmo uma oração vocal.

Também há aqueles que não perdem a oportunidade de apontar os defeitos dos outros, de murmurar sobre diversas situações ou tecer comentários maldosos sobre as pessoas. Esses deveriam ser tocados pelo ensinamento do Senhor, que diz: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens” (Mt 15,8-9).

Por isso é primordial tomarmos alguns cuidados:

Diminuir o tempo nas redes sociais, jogos, séries etc. Esse excesso de informação polui o imaginário e condiciona o nosso cérebro.

  1. Não perder tempo com conversas vãs, fofocas, murmurações etc.;
  2. Não se envolver em discussões ou brigas; 
  3. Esforçar-se para não pecar. O pecado mortal deve ser algo extinto da nossa vida. E quanto ao pecado leve, devemos evitá-lo ao máximo;
  4. Aplicar-se em fazer o seu dever, seja na família, no trabalho, na comunidade etc. Faça o que deve ser feito e faça com excelência.

Esse simples exercício fará com que você não seja bombardeado por diversas informações através dos seus sentidos. Suas paixões não ficarão alvoroçadas e seu imaginário irá favorecer o trabalho da oração em vez de atrapalhar. E o que podemos falar sobre alguém que deseja ter uma prática constante de oração, mas não abandona a vida pecaminosa? Esse é como um louco, que, ao ter sede, ao invés de tomar a água límpida da fonte, prefere a água salgada do mar.

Isso acontece pelo fato de que nós não temos duas ou mais vidas, temos somente uma, e tudo o que fazemos durante o nosso dia imprime em nossa alma um certo efeito. Portanto, aquele que deseja trilhar um caminho de intimidade com o Senhor precisa ajustar toda a sua vida, ainda que seja de pouco em pouco. Não podemos levar uma vida agitada, distraída e até entregue ao pecado e, juntamente, querer rezar como se nada tivesse acontecido. Precisamos de uma vida coerente.

Leia mais:
:: Setembro, mês de aprofunda-se na Palavra de Deus!
:: O sentido da água benta
:: Dentro de casa, estou sendo misericórdia? 

A preparação no momento da oração

Esta é a chamada preparação próxima, o próprio nome já diz: nós a fazemos próximo do momento da oração. Ao longo do nosso dia, temos várias tarefas, temos contato com diversas pessoas e passamos por diversos locais; e é necessário que, por meio do uso da razão, usemos alguns meios para alcançarmos o nosso objetivo, que é uma oração fecunda.

Por isso você deve analisar o seu dia e dar alguns passos:

  1. Escolher um bom local para praticar sua oração pessoal. Um local que não tenha muitos sons externos e pessoas entrando e saindo a todo momento. Pode ser uma capela ou até mesmo um escritório ou seu quarto;
  2. Escolha um bom horário para rezar, em que você esteja desperto e calmo, que não esteja agitado com reuniões acaloradas ou coisas para resolver;
  3. Encontre uma posição corporal favorável para a oração. Nada de rezar deitado ou sentado de forma relaxada. Sente com a coluna ereta ou, se preferir, fique de joelhos. Mas sempre de uma forma favorável para rezar;
  4. Tenha em mãos um livro para ajudar durante a oração, como Bíblia, Imitação de Cristo, Forja, Sulco, Caminho, Filoteia etc. Esse livro o ajudará durante a oração mental. Leia um trecho deste livro, pense a respeito, converse com Jesus sobre o que leu, retome a leitura, depois volte a ler o mesmo trecho ou um seguinte, e volte a meditar a respeito.

Este tipo de preparação é tão importante quanto a preparação à distância, e uma coisa não anula a outra. Dedique-se aos dois tipos de preparação. São ferramentas indispensáveis para qualquer um que deseja progredir na vida de oração.

Disposição interior para a oração

Agora, são necessários alguns conselhos sobre qual deve ser a nossa disposição para a oração. Primeiro, não espere acordar de bom humor e muito disposto para a oração. Nossa humanidade carrega consigo os efeitos do pecado original, portanto, é necessário rezar independente de estarmos animados ou não. A oração é uma necessidade para o homem alcançar a salvação pessoal, e mais, para alcançar a excelência do que é ser humano, a união com Deus.

Santo Afonso Maria de Ligório ensinou o seguinte: “Quem reza se salva, quem não reza se condena”. Quanto mais cedo entendermos esse ensinamento, melhor. Não são poucas aquelas almas que se perdem. E quando Nossa Senhora apareceu em Fátima, Portugal, disse o seguinte: “Muitas almas vão para o inferno por não haver quem se sacrifique e reze por elas”. Isso é a mais pura verdade. Há aqueles que se perdem por não rezar e também aqueles que se perdem por não haver quem reze por eles. Deus conta com nossa oração, tanto para nossa conversão como para a conversão dos pecadores do mundo inteiro.

Deixe seu comentários

Comentário