Vivamos de forma encarnada as práticas religiosas e a tradição

Homilia de hoje

Nesta quarta-feira 19 de outubro de 2017, o padre Leandro Couto celebrou a Santa Missa, às 7h no Santuário do Pai das Misericórdias.

O sacerdote nos fala sobre as falsas práticas religiosas: “As falsas práticas religiosas geram injustiça, e isso é um risco que corrermos. As normas, as leis e as tradições usadas como imposição da minha ideia e vontade, acabam oprimindo os que não as conhecem. Jesus nos alerta para tais práticas   falando dos Sumos Sacerdotes, Fariseus e Doutores da lei, mostrando que eles estavam presos a lei, e não viviam de forma encarnada tais práticas religiosas. Eles usavam a tradição judaica, para oprimir e escravizar aquele povo, e não para orientar da forma correta. Jesus nos chama a viver de forma encarnada as práticas religiosas com atenção para não impor fardos ao próximo”.

O Evangelho é de São Lucas: “Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar (Lc 11,47-54)”.

Assista a homilia na íntegra:

 

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!