Os dois pés fixos em Jesus Cristo

Reinaldo Cazumbá, sacerdote da comunidade Canção Nova, disse em homilia, no Santuário do Pai das Misericórdias, que ter os dois pés fixos em Jesus é dizer ‘sim’ ao Evangelho d’Ele.

O padre fez a maior parte de sua reflexão na Santa Missa em forma de oração. “Tome uma decisão agora, dentro dessa provocação que São Paulo está lhe fazendo na Primeira Leitura de hoje: ‘Irmãos, eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é sim e não. Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi sim-e-não, mas somente sim’. Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu sim garantido. Por isso também, é por ele que dizemos ‘amém’ a Deus, para a sua glória’. (2Cor 1,18-19)

Você é ‘sim’ ou ‘não’? Você adere a Jesus Cristo com esse ‘sim’, que lhe permite colocar os dois pés fixos n’Ele? Esse seu ‘sim’ precisa fazer com que você viva a verdade do Evangelho.

Reinaldo continuou a questionar a assembleia reunida, na Missa celebrada dia 9 de junho: “Como você tem vivido o Evangelho? Como está vivendo diante do Senhor? Tem sido sal? Tem conservado realmente a graça de Deus na sua vida? Você é um cristão que tem alegria, sabor e ânimo, que é luz para iluminar aqueles que estão nas trevas?

Se a luz não for exposta, não iluminará nada. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca embaixo de uma vasilha. A sua vida precisa testemunhar o Senhor. Diante dessa provocação de São Paulo, como você tem dito ‘sim’ ao Evangelho do seguimento do Senhor?”

O sacerdote concluiu sua reflexão dizendo que “somente o Espírito Santo é capaz de nos dar a luz necessária para dizermos ‘sim’ a Deus”.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ”Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

Assista a homilia na íntegra.

Primeira Leitura (2Cor 1,18-22)

Responsório (Sl 118,129-135)

Evangelho (Mt 5,13-16)