Viver a reconciliação com Deus e com os irmãos

Nesta sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018, o padre Marcio Prado fez a homilia da Santa Missa, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

O sacerdote fala da reconciliação com Deus e com os irmãos: “No tempo da quaresma, na sexta-feira somos chamados a vivermos um dia de jejum. E, neste dia penitencial, nós podemos rever a nossa conduta. Como eu estou com o meu irmão? A liturgia da Palavra deste dia vai nos ajudar a refletir neste sentido. Deus deseja a conversão do ímpio e que aquele que é justo, persevere! Hoje é o dia para nos reconciliarmos com Deus e praticarmos a justiça. O que eu devo dar a Deus e o que eu devo dar ao meu próximo? A prática de justiça de Jesus é imbuída pela misericórdia. E Jesus diz: ‘Se você tem alguma coisa contra o seu irmão, vá primeiro reconciliar com ele e depois oferece a oferta.'”

Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”(Mt 5,20-26).

Assista a homilia na íntegra.

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

 

Deixe seu comentários

Comentário