A VOZ DO PAPA

Silvonei José participa de coletiva e visita o Santuário Pai das Misericórdias

A “voz do Papa” em português compartilhou experiências de fé, reforçou a importância da catequese e da missão comunicativa da comunidade, e apresentou reflexões sobre a vivência do sonho de Monsenhor Jonas Abib.

Foto: Daniel Xavier

O jornalista Silvonei José, conhecido como a voz do Papa em português, esteve presente hoje no Santuário Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista/SP, para uma coletiva de imprensa com todo o Sistema Canção Nova de Comunicação.

Silvonei possui mais de 30 anos de experiência na profissão, atuando em grande parte no Vaticano com tradução e locução para o português, área na qual se tornou amplamente conhecido. Ele esteve presente em diversos pontificados, como os de São João Paulo II, Bento XVI, Papa Francisco e o atual Papa Leão XIV.

Brasileiro, nasceu em 30 de maio de 1964, natural da cidade de Guarapuava/PR. Silvonei conta que sua infância foi de grande importância para o aprendizado da fé, já que foi catequizado por sua mãe, que lhe ensinou os valores cristãos. Ele também enfatiza a importância da Canção Nova como catequista. Silvonei afirma: “Vocês são catequistas, vocês são artistas da fé, porque ajudam as pessoas a entenderem por que eu amo Jesus”.

O locutor foi convidado a estar presente no evento Catequistas Brasil 2026, na cidade de Aparecida/SP, e também está lançando seu novo livro Bento XVI: Simplesmente um Catequista, publicado pela Ângelus Editora. A obra é o segundo livro de uma trilogia dedicada ao magistério de Bento XVI.

O livro foi apresentado à Comunidade Canção Nova, abordando os ideais de Bento XVI e suas mensagens de fé, esperança e busca pela santidade.

Incentivo à Comunidade Canção Nova e experiência no Santuário Pai das Misericórdias

 

Foto: Daniel Xavier

Com palavras profundas e um grande amor pela Igreja, Silvonei incentivou todos os presentes a atuarem com sentido, propósito e responsabilidade, despertando no telespectador o desejo de conhecer ainda mais a Deus e refletir sobre o que é certo ou errado. “É preciso manter a fé viva. Não basta ter fé se não traduzimos nossa fé em conceitos, e de conceitos em ações”, afirmou.

Ele ressaltou que a Canção Nova deve experimentar a fé concretamente todos os dias, pois sem prática, ela perde o sentido. Silvonei lembrou aos membros da comunidade que cada produção, palavra ou fotografia deve transmitir algo maior que o pessoal: “A Canção Nova faz parte de um sonho — o sonho do Padre Jonas — que todos devem perpetuar. O sonho do Padre Jonas está no coração de vocês; é um sonho que deve continuar!”.

Para ele, a comunidade não é apenas um sonho, mas uma realidade viva, e os missionários são os realizadores desse projeto. “A comunidade reflete uma realidade tão bonita e presente na vida das pessoas quanto a própria missão da Canção Nova”, destacou.

Foto: Santuário Pai das Misericórdias

Silvonei também falou sobre a missão dos meios de comunicação da comunidade, afirmando que devem ser instrumentos para transformar a fé em ações concretas, promovendo mudanças significativas na vida das pessoas. Ele compartilhou experiências emocionantes vividas com o Padre Jonas, evidenciando o amor e dedicação do fundador à evangelização e à comunidade.

Durante a visita ao Santuário Pai das Misericórdias, Silvonei contou que sempre busca mergulhar na espiritualidade que é própria do local. “É possível visitar diversos santuários, mas não viver a experiência. Aqui, de fato, consigo adentrar e viver um encontro com o Pai das Misericórdias. Deus realiza seus afazeres e vem falar comigo; este é o lugar onde tudo se torna essencial”, afirmou.

A visita reforçou a importância de viver a fé com responsabilidade, amor e propósito, inspirando missionários e fiéis a seguirem o exemplo do Padre Jonas e a perpetuarem a missão evangelizadora da Canção Nova.

Danieli Batista
Comunicação Santuário Pai das Misericórdias