Papa Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é o 267º papa na história da Igreja Católica
No segundo dia de Conclave a fumaça branca saiu pela chaminé da Capela Sistina do Vaticano, acompanhado do tocar dos sinos. Foram necessários quatro escrutínios para alcançar, entre os 133 cardeais-eleitores, uma maioria de pelo menos 2/3 (dois terços) ou 89 votos para eleger o novo sucessor de São Pedro.
Da sacada central da Basílica de São Pedro, o Santo Padre Papa Leão XIV, o estadunidense Cardeal Robert Francis Prevost, foi recebido com grande júbilo por todos os fiéis que aguardavam o novo Pontífice, representate máximo da Igreja Católica Apostólica Romana.
PAPA LEÃO XIV
A mudança do nome de batismo pelo nome pontifício é uma tradição milenar. A origem está descrita no Evangelho de São João 1, 42 onde o próprio Jesus muda o nome do apóstolo Simão. Por esse motivo tornou-se costume o Santo Padre escolher um nome diferente para iniciar seu Papado.
“Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra)”.
A escolha chega no dia 08 de Maio, dia em que a Igreja Católica recorda a aparição de São Miguel Arcanjo sobre o Monte Gargano (em Apúlia, Itália), o Santuário mais antigo do Ocidente dedicado a São Miguel. Uma das orações mais famosas dedicadas à São Miguel Arcanjo foi composta pelo Papa Leão XIII na qual se reza:
“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.”
E nesse dia, marcado pelo céu, os cardeais elegem um novo Pontífice que escolhe por nome também Leão, Papa Leão XIV. No seu primeiro discurso o Papa afirmou: “O mal não irá prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, juntos, de mãos dadas, com Deus e uns com os outros, prossigamos.”
Reitoria do Santuário do Pai das Misericórdias recebe com alegria novo Pontífice
A notícia de termos um novo Papa foi recebida com alegria e esperança pela reitoria do Santuário do Pai das Misericórdias. O reitor do Santuário, padre João Gualberto declarou:
“É com grande alegria e fé, vivendo nas alegrias do tempo Pascal, que nós do Santuário do Pai das Misericórdias, acolhemos com muito amor e exultante alegria o sucessor de Pedro o Papa Leão XIV. Expressamos nosso respeito e obediência ao sucessor de Pedro e suplicamos a Virgem Maria que o acolha e proteja sob seu manto, e que seu ministério Petrino traga para a Igreja e o mundo, tempo de paz, revitalização e comunhão universal, para que a boa nova do Evangelho chegue a todos os homens. Bem vindo Santo Padre, nós te amamos muito! A paz do ressuscitado esteja com todos!”
Padre Ricardo Rodolfo, vice-reitor, disse:
“Com muita alegria, que acolhemos o nosso novo Sumo Pontífice o Papa Leão XIV. Que Deus em sua infinita misericórdia dê ao novo sucessor de Pedro muita sabedoria e os mesmos sentimentos de Cristo para governar a Igreja em sua caminhada para a eternidade. Que o Espírito Santo assista em todas as suas necessidades físicas e espirituais. E como em suas primeiras palavras aos fiéis na praça do Vaticano: ‘A paz esteja convosco e que nenhum mal prevalecerá’, que essa mesma paz o acompanhe em seu ministério petrino e o afaste de todo mal. Bendito aquele que vem em nome do Senhor, seja bem vindo Papa Leão XIV.”
Para o administrador do Santuário, padre Bruno Costa, a escolha do Santo Padre marca um novo tempo na Igreja:
“É com muita alegria e com um coração grato realmente a Deus que acolho nosso papa, o Papa que irá conduzir nossa Igreja. Já o amo! Peço que o Pai das Misericórdias o faça cheio, pleno de bondade, de amor dentro deste ano tão importante que é o Ano Jubilar da Esperança. Seja um tempo de muita graça, que possamos dentro deste tempo do ano jubilar viver este novo tempo com o Santo Padre Papa escolhido, agraciado por Deus, enviado com certeza, na vontade do céu.”
Saiba mais:
Conheça o Cardeal Robert Francis Prevost, eleito 267º Papa
Papa Leão XIV frisa paz em sua primeira aparição aos fiéis
Conheça Leão XIII, Papa que consagrou o século XX ao Espírito Santo
Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias