5° dia - 20 de dezembro

Novena da Natal: A vida de dor que Jesus levou desde o nascimento

Reze conosco o quinto dia da novena de Natal

5° dia – 20 de dezembro

 

A vida de dor que Jesus levou desde o nascimento

 

Jesus Cristo poderia ter salvado a humanidade sem sofrimento nem morte. No entanto, para nos provar o quanto Ele nos amava, Ele escolheu para Si uma vida cheia de tribulações. Portanto, o profeta Isaías o chamou de “um homem de dores”, e toda a sua vida foi cheia de sofrimento.

Sua Paixão começou não apenas algumas horas antes de Sua morte, mas desde o primeiro momento de Seu nascimento. Ele nasceu em um estábulo onde tudo servia para atormentá-lo. Seu sentido de visão foi prejudicado por não ver nada além das paredes negras e ásperas da gruta; Seu olfato foi prejudicado pelo fedor do esterco dos animais no estábulo; Seu sentido do tato foi prejudicado pela palha formigando sobre a qual Ele estava deitado.

Pouco depois de Seu nascimento, Ele foi forçado a fugir para o Egito, onde passou vários anos de Sua infância na pobreza e na miséria. Sua infância e juventude em Nazaré foram passadas em trabalho árduo e obscuridade. E, finalmente, em Jerusalém, Ele morreu na cruz, exausto de dor e angústia.

Assim, então, a vida de Jesus foi apenas uma série ininterrupta de sofrimentos, que foram duplamente dolorosos porque Ele sempre teve diante de Seus olhos todos os sofrimentos que teria de suportar até Sua morte. No entanto, uma vez que nosso Senhor voluntariamente escolheu suportar essas tribulações por nossa causa, elas não O afligiram tanto quanto a visão de nossos pecados, pelos quais tão ingratamente O retribuímos por Seu amor por nós. Quando o confessor de Santa Margarida de Cortona viu que ela nunca parecia satisfeita com todas as lágrimas que já havia derramado por seus pecados passados, disse-lhe: “Margarida, pare de chorar e pare de lamentar, pois Deus certamente perdoou suas ofensas contra ele”. Mas ela respondeu: “Pai, como posso deixar de chorar, se sei que meus pecados mantiveram meu Senhor Jesus em dor e sofrimento durante toda a Sua vida?”.

Oração

Ó Jesus, meu doce Amor! Eu também Vos fiz sofrer durante toda a Vossa vida. Dize-me, então, o que devo fazer para ganhar o Vosso perdão. Estou pronto para fazer tudo o que me pedes. Arrependo-me, ó soberano Bem, de todas as ofensas que cometi contra Vós. Amo-Vos mais do que a mim mesmo, ou pelo menos sinto um grande desejo de Vos amar. Já que foste Vós quem me deste este desejo, dá-me também a força para amar-Vos excessivamente.

É justo que eu, que tanto Vos ofendi, ame-Vos muito. Lembra-me sempre do amor que tens por mim, para que minha alma sempre arda de amor por Vós e deseje agradar somente a Vós. Ó Deus de amor, eu, que já fui escravo do inferno, agora me entrego todo a Vós. Aceite-me graciosamente e ligue-me a Vós com os laços de Vosso amor. Meu Jesus, desde hoje e para sempre, amando-Vos viverei e amando-Vos morrerei.

Ó Maria, minha Mãe e minha esperança, ajudai-me a amar o Vosso querido Deus e o meu. Este é o único favor que Vos peço, e por meio de Vós espero recebê-lo.


Reze conosco:

Novena de Natal: 1º dia
Novena de Natal: 2º dia
Novena de Natal: 3º dia
Novena de Natal: 4º Dia
Novena de Natal: 5º Dia
Novena de Natal: 6º dia
Novena de Natal: 7º dia
Novena de Natal: 8º Dia
Novena de Natal: 9º dia

 

 

Deixe seu comentários

Comentário